Fundep

Oportunidade para a indústria

Postado em Notícias da Fundep

 

Atentas ao movimento do mercado atual, em que soluções viáveis de gestão tornam-se chaves para ampliar os diferenciais competitivos e fortalecer os negócios, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) promovem o “Encontro & Inovação – Apoio ao desenvolvimento da indústria”.

A iniciativa, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), unidades credenciadas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), será realizada em 1º de setembro, na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, e consolida a intermediação entre indústria e instituições científicas para impulsionar a inovação.

Dirigido a representantes dos setores automotivo, cimenteiro, de química farmacêutica, de petróleo e gás, entre outros, o evento tem o intuito de apresentar às empresas as oportunidades de investimento financeiro e as soluções inovadoras para apoio ao desenvolvimento de produtos e processos relacionados à Tecnologia Química Industrial e Manufatura Aeronáutica, áreas de expertise do INT e ITA.

Os institutos apresentarão as competências e os serviços técnicos especializados, que podem ser aplicados à indústria. Um dos destaques é a disponibilidade de recursos não-reembolsáveis, ou seja, que não se configuram como empréstimo e, sim, como uma parceria. A programação conta, também, com cases de alta performance, como forma de inspiração para uma atuação inovadora.

Inscrições gratuitas pelo e-mail: lcrezende@fiemg.com.br

Confira a programação do Encontro & Inovação – Apoio ao desenvolvimento da indústria aqui.

Um estímulo ao setor industrial

A Embrapii é qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal desde setembro de 2013, tendo como responsáveis por seu financiamento o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC).

A Embrapii apoia e credencia instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, como o INT e o ITA, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial, oferecendo, assim, soluções adequadas e inovadoras para produtos e processos industriais.

INT: atua nacionalmente junto ao setor produtivo. Agregando ações ágeis e transversais, o Instituto envolve competências em Petróleo e Gás, Petroquímica, Química Verde, Saúde, Energias Renováveis, Tecnologias Sociais e Defesa.

ITA: instituição universitária pública vinculada ao Comando da Aeronáutica (Comaer). Para a atuação junto à Embrapii, o ITA envolve competências em Automação da Manufatura, Manufatura Digital e Processos de Fabricação Avançados. Vale destacar que a Manufatura Aeronáutica vai além dos processos convencionais de fabricação e ganha aplicação em outros campos, como o automotivo.

Encontro & Inovação – Apoio ao desenvolvimento da indústria
1º de setembro de 2015, terça-feira, a partir das 8h30
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Av. do Contorno, 4.520, auditório térreo – bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG
Inscrições gratuitas: e-mail:lcrezende@fiemg.com.br