Fundep

O céu de perto

Postado em Eventos C,T&I

Apaixonados e curiosos por astronomia podem observar o céu ainda mais de perto nas quintas-feiras em Belo Horizonte. O Espaço TIM UFMG do Conhecimento, integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, disponibiliza para o público o seu mais novo telescópio.

Com lentes oculares de alta qualidade, espelho de 14 polegadas e porte e abertura amplos, o telescópio permite ótima visibilidade de corpos celestes, como planetas e satélites. O equipamento tem ainda uma montagem equatorial com GPS integrado, o que possibilita a produção de astrofotografias e o acompanhamento dos astros com o mínimo de trepidação possível.

A aquisição do telescópio foi realizado pela Fundep, que é a gestora administrativo-financeira do Espaço TIM UFMG do Conhecimento. De acordo com a analista de projetos da GAP I, Eidy Reis, a iniciativa contou com o financiamento da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). ?A parceria foi de cooperação mútua no intuito de promover o desenvolvimento de atividades culturais, educacionais e de estudo e pesquisa no Espaço?, diz a analista. Esse processo envolveu a Gerência de Compras da Fundação, que adquiriu o equipamento da marca Celeron, indicada pelos coordenadores, e utilizou fornecedor nacional, da cidade de Curitiba, no Paraná.

Tempo de observar

Os meses de maio e junho prometem um fenômeno especial. Segundo o coordenador no Núcleo de astronomia do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, esta é a melhor época do ano para visualizar o planeta Saturno e seus aneis.

As sessões de observação do céu no terraço astronômico do Espaço são promovidas todas as quintas-feiras, às 19h e às 20h, e a entrada é franca. Como a observação por meio do telescópio depende das condições climáticas, caso o céu esteja nublado ou chova, as atividades não serão realizadas. Cada sessão tem limite de 60 pessoas e é preciso retirar uma senha na recepção do edifício.

Ainda no Espaço, também às quintas, 18h, acontece, no Planetário, a sessão comentada “Os céus de Belo Horizonte”. Com a projeção das estrelas na cúpula do planetário, o público tem uma visão do céu mais limpa e livre de interferências luminosas da cidade. Na ocasião, os especialistas enfatizam os fenômenos que ocorrem no dia da observação. A entrada tem o valor de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia), sendo gratuita para estudantes da rede pública e professores licenciados.

Mais informações no site do Espaço TIM UFMG do Conhecimento ou pelo telefone (31) 3409-8350.

(Com informações da assessoria de comunicação do Espaço TIM UFMG do Conhecimento)