Fundep

Nupad recebe doação de combustível de Laboratório da UFMG

Postado em Notícias da Fundep
Foto: kadyfernix / Freepik

Veículos do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico, Nupad, utilizados para serviços administrativos e de apoio assistencial aos Programas de Triagem Neonatal e Pré-Natal de Minas Gerais, passam a ser abastecidos neste mês de setembro com combustível doado pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis da UFMG, LEC. O fornecimento irá representar para o Núcleo uma economia mensal de aproximadamente R$ 1,5 mil.

A iniciativa para a doação partiu da fundadora e coordenadora do LEC, professora Vânya Pasa, ao saber da previsão de encerramento das ações de apoio social realizadas pelo Núcleo a partir do Centro de Educação e Apoio Social (Ceaps), devido à falta de recursos financeiros. “Ouvi no rádio uma notícia sobre as dificuldades do Nupad e achei que poderíamos dar uma ajuda, embora pequena, mas simbólica”, diz. De acordo com a professora, o Laboratório sempre conta com combustível residual das atividades realizadas: “Doamos para instituições diversas. Trata-se de uma política do Laboratório, tentar auxiliar os que estão precisando”.

A primeira doação foi recebida pelo Núcleo no dia 5 de setembro. Segundo Cláudio Moreira, coordenador do Setor de Apoio Administrativo Logístico do Nupad (Sead-L), foram fornecidos 136 litros de combustível, entre gasolina comum e diesel, para o abastecimento de três automóveis. “A previsão é que as doações contemplem toda a nossa frota, composta atualmente por oito veículos”, cita.

Veículo do Nupad. Foto: Rafaella Arruda

Como destaca Vanya, o fornecimento irá permanecer pelo tempo necessário e sempre que houver estoque disponível no Laboratório. “O que tivermos estará à disposição, pois sabemos da relevância dos Programas executados pelo Nupad à saúde do povo mineiro”, afirma.

Para a administradora geral do Nupad, Denise Reis, a doação irá favorecer a sustentabilidade da instituição: “Essa contribuição será de grande valia para nossos processos e vai nos ajudar a manter o equilíbrio financeiro de nossas ações”.

A Fundep é parceira de longa data de ambas as iniciativas, atuando na gestão administrativa e financeira de suas atividades.

 

LEC

O LEC foi criado em 2000 com o objetivo de realizar pesquisas em combustíveis fósseis, biocombustíveis automotivos, biolubrificantes e atender à demanda da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para monitorar a qualidade dos combustíveis comercializados em Minas Gerais.

Estruturado como um laboratório multiusuários, o LEC tem infraestrutura e equipe técnica disponibilizadas para atender as demandas de universidades, centros de pesquisas, órgãos de fiscalização e empresas em geral.

Nupad

Órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, o Nupad promove diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão que visam à proteção da saúde da população. Um dos mais conhecidos trabalhos do Nupad é o de triagem neonatal – o famoso teste do pezinho, importante exame aplicado aos recém-nascidos para detectar em tempo oportuno doenças de origem genética e outras que se desenvolvem no período fetal que podem deixar sequelas ou mesmo tirar a vida do bebê. O Núcleo é responsável pela execução técnica do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais (PTN-MG), componente do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Ministério da Saúde.

 

Com informações do Portal Nupad