Fundep

Nupad oferece exames para detecção do Zika vírus

Postado em Notícias da Fundep

Órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) promove diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão que visam à proteção da saúde da população.

A novidade é que o Núcleo está disponibilizando o exame para identificação do Zika vírus ? transmitido principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti. O teste, realizado pelo Laboratório de Genética e Biologia Molecular (LGBM) a partir de amostras de sangue, urina, líquido amniótico e outros fluidos biológicos, é capaz de detectar a presença do vírus no período de infecção ativa, ou seja, enquanto ele ainda se encontra na circulação sanguínea. O exame pode ser feito por meio de convênio com clínicas particulares ou instituições públicas.

Segundo a coordenadora do LGBM, Dora Méndez, a técnica oferecida pelo Nupad é a mais indicada nos casos de infecção ativa: ?Utilizamos a metodologia denominada PCR em Tempo Real, que apresenta maior sensibilidade para detecção do vírus nestes casos?. O prazo para liberação dos resultados é de dois dias úteis. “Detectar o vírus permite o diagnóstico exato da infecção viral presente no paciente e auxilia na adoção de medidas terapêuticas para controle de possíveis complicações”, pontua a coordenadora.

No caso das grávidas, com suspeita de infecção ativa ou recente, quando aparentemente já se passaram os sintomas, é possível analisar também a infecção fetal a partir do líquido amniótico. Podem ser utilizadas ainda amostras da placenta ou do sangue do cordão umbilical obtidas na gravidez ou durante o parto. “A detecção precoce é muito importante para o acompanhamento médico da gestação e de possíveis alterações no sistema nervoso do bebê”, explica Dora Méndez.

Procedimentos

As amostras de sangue e urina podem ser coletadas no centro de coleta do Nupad a partir de pedido médico, sem necessidade de agendamento prévio. Outra opção é enviá-las diretamente para o Laboratório do Nupad, na Faculdade de Medicina da UFMG, onde serão analisadas. Neste caso, as amostras devem ser encaminhadas no mesmo dia da coleta ou até três dias após, desde que conservadas à temperatura de 4°C.

Para informação sobre valor dos exames, agendamento de coleta e entrega de amostras, os interessados devem entrar em contato com o Nupad pelos telefones: (31) 3409-9704 e (31) 3409-8951.

Parceria Fundep e Nupad

A Fundação é parceira de longa data do Nupap, realizando o gerenciamento administrativo-financeiro de todas as suas iniciativas. Atualmente, 53 projetos do Núcleo estão ativos na Fundep. “A Fundação viabiliza contratação de pessoal, importações e compras nacionais de equipamentos, materiais, produtos e serviços, entre outras atividades”, afirma Carla Nunes, da Gerência de Atendimento a Projetos (GAP) II.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG