Fundep

Novo parceiro

Postado em Notícias da Fundep

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) é o mais novo parceiro da Fundep. Importante unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Museu tem a missão de aproximar o conhecimento científico e tecnológico da sociedade por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação e história da C&T no Brasil.

A Fundação agora é a gestora administrativo-financeira do projeto “Espaço Multimeios para Pesquisa em Educação e Popularização de Ciências” do Mast, que prevê melhorias na infraestrutura para ampliar suas atividades na área de divulgação, comunicação e educação científica, melhorar a acessibilidade e o atendimento ao público visitante. A iniciativa foi beneficiada por meio de uma Encomenda Transversal da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Amplo trabalho

A parceria da Fundep para gerenciar o projeto do Mast é fruto do trabalho contínuo da Assessoria de Relações Institucionais (ARI) de realizar visitas nos centros e institutos de pesquisas do MCTI em todo país para apresentar a Fundação em busca de novos parceiros.

Já faz um ano que a ARI visitou o Mast, no Rio de Janeiro. “A nossa atuação é de longo prazo. Nesse projeto, o Museu já tinha a proposta finalizada e aprovada pela Finep, mas, ao conhecer a Fundep, optou por mudar de fundação gestora. Assim, foi realizado um termo de cooperação específico e exclusivo entre as organizações”, conta a assessora de Relações Institucionais, Soraya Carvalho de Freitas. Para esses trâmites, a Gerência de Negócios (GNO) da Fundação providenciou toda a documentação necessária e, em conjunto com a ARI, atuou na busca do embasamento jurídico que subsidiasse a decisão do Mast. “Foi um grande trabalho de convencimento, construímos argumentos e justificativas de que a Fundep poderia fazer a gestão dos recursos do projeto do Museu”, conta a analista de Negócios, Priscila Passos.
 
Boa impressão

Soraya acredita que alguns dos motivos que levaram o Mast a requerer a troca da fundação gestora para a Fundep foram o sistema de gestão online e o profissionalismo da Fundação, além da iniciativa de solicitar uma visita para se apresentar. “Mostramos nossa estrutura, nossos números e resultados. A boa expectativa é atrelada também à expertise conquistada pela Fundep nesses 38 anos atuando com soluções em gestão de projetos”, afirma.