Fundep

Nova apoiada Fundep

Postado em Notícias da Fundep

O portfólio da Fundep ganhou um importante reforço. Agora, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) integra o rol de instituições apoiadas da Fundação.

Criado em 1952 e implementado em 1954, o INPA tem a missão de gerar e disseminar conhecimento e tecnologia, capacitando recursos humanos para o desenvolvimento da Amazônia. Para isso, o Instituto possui três núcleos localizados nos estados do Acre, Roraima e Rondônia que realizam estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica, promovendo o desenvolvimento socioeconômico regional.

Referência mundial em Biologia Tropical, o INPA é um órgão da Administração Direta do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ao longo de seis décadas de atuação, o Instituto vem assumindo responsabilidade crescente na tarefa de expandir os estudos sobre a biodiversidade, a sociodiversidade e os recursos florestais e hídricos.

Em sua estrutura, o INPA é constituído pelas coordenações gerais de Capacitação, Administração, Ações Estratégicas, Extensão, e quatro Coordenações de Pesquisas atuando nos seguintes focos: Dinâmica Ambiental; Sociedade, Ambiente e Saúde; Tecnologia e Inovação; e Biodiversidade. Clique aqui e saiba mais sobre a instituição.

No mês de junho, a Gerência de Negócios e Parcerias (GNP) da Fundep visitou o INPA para identificar suas principais demandas, apresentar oportunidades de prestações de serviços diversas e assessorar sobre a captação de recursos para a execução de projetos. “Esta nova parceria visa fortalecer a atuação da Fundep na região norte do país, com atividades voltadas para a área biológica e florestal na região amazônica”, ressalta Mariana Borges, da Fundep.

 

Apoiadas Fundep

 

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

UFABC – Universidade Federal do ABC

ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

IEAv – Instituto de Estudos Avançados

IFI – Instituto de Fomento e Coordenação Industrial

INT – Instituto Nacional de Tecnologia

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

CDS – Centro de Desenvolvimento de Sistemas

CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear

IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço

INSA – Instituto Nacional do Semiárido

ON – Observatório Nacional

NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha do Brasil

IBICT – Instituto Brasileiro de Informações em Ciências e Tecnologia

CIGS – Centro de Instrução de Guerra na Selva

UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

MPEG – Museu Paraense Emílio Goeldi

INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

CETEM – Centro de Tecnologia Mineral