Fundep

No alvo da ciência

Postado em Notícias da Fundep

Combater a dengue se tornou um problema de saúde pública no Brasil. E o desafio fica ainda maior, pois não há como eliminar a doença sem eliminar a proliferação do mosquito que transmite a dengue. Pensando nisso e em formas de facilitar os cuidados que cada cidadão deve ter na própria casa, um projeto do Departamento de Química da UFMG desenvolveu uma tecnologia para eliminar ovos e larvas do Aedes aegypti.

A invenção consiste em um processo fotoquímico de baixo custo que, ao entrar em contato com a água e com a luz solar, impede a eclosão dos ovos do mosquito, além de matar as larvas. Solventes e produtos naturais atóxicos são utilizados, garantindo o cuidado com o meio ambiente.

Gerido pela Fundep, esse projeto é coordenado pelo professor Jadson Belchior e foi destaque na mídia. No jornal Estado de Minas, foi apresentada a tecnologia e como o estudo foi desenvolvido. Para ler a notícia na íntegra, basta clicar aqui.

Mais pesquisas contra a dengue

A mídia também mostrou, recentemente, outra tecnologia desenvolvida na UFMG. Prof. Álvaro Eiras, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), apresentou no Encontro com Fátima Bernardes a inovação na prevenção da doença. Assista aqui.