Fundep

Missão China: Universidades inovadoras

Postado em Notícias da Fundep
The Chinese University of Hong Kong

Em junho/julho 2019, os diretores da Fundep Ramon Azevedo e Martín Ravetti realizaram uma imersão na China, que tem despontado como uma potência de inovação tecnológica, para conhecer o ambiente, tendências e fazer conexões para o ecosisstema de Ensino, Pesquisa e Inovação.

Conheça as Universidades visitadas:

Tsinghua University

Considerada uma das melhores universidades da China, a Universidade Tsinghua é dedicada ao bem-estar da sociedade chinesa e ao desenvolvimento mundial. Como uma das universidades mais prestigiosas e influentes da China, a Tsinghua é comprometida em cultivar cidadãos globais que prosperarão no mundo de hoje e se tornarão líderes de amanhã. Situado em Pequim, o campus é formado por 19 escolas e 55 departamentos. A Universidade recebe aproximadamente 33 mil estudantes, sendo que cerca de 2.600 são estrangeiros. A Tsinghua University ocupou o 17º lugar no QS World University Rankings 2018-2019 e 22º lugar no ranking global Times Higher Education World University 2018-2019.

The Hong Kong University of Science and Technology

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) é uma instituição com visão internacional e reputação global, e a missão de promover o aprendizado e o conhecimento por meio de ensino e pesquisa, particularmente no nível de pós-graduação. Ocupa o primeiro lugar entre as melhores universidades jovens do mundo, de acordo com o Times Higher Education Rankings, 2018; e a 12ª posição no Global University Employability Rankings (1ª na Região da Grande China), 2017. A HKUST oferece uma forte infraestrutura para que o corpo docente e os estudantes possam superar os desafios transetoriais e as fronteiras tradicionais em suas pesquisas. Ela desenvolve um ambiente interdisciplinar que promove a cooperação, fornece as instalações de última geração que auxiliam o desenvolvimento de descobertas em soluções e tecnologias tangíveis. São mais de 50 Institutos de Pesquisa, Centros e Laboratórios Conjuntos. A comunidade estudantil de pós-graduação na HKUST é global e diversificada, com mais de 5.500 alunos de pós-graduação vindos de mais de 60 países e regiões. 

Beijing Jiaotong University

A BJTU é uma das universidades mais antigas da China continental e faz parte do Projeto 211 do Ministério da Educação – o que significa que é uma das universidades mais prestigiadas da China. A Universidade tem 14 departamentos, 22 institutos de pesquisa e centros e 39 laboratórios, incluindo um laboratório de simulação de sistemas de transporte e um laboratório de automação de transportes, conhecido por ser o melhor do gênero na China. Possui torre transmissora própria, hospital, hotéis, emissora de TV, piscinas (internas e externas), academia, arboreto, museu, galeria de arte, linha férrea e estádio. A instituição também entra nos quatro principais rankings universitários mundiais, incluindo o THE World University Ranking e o Academic Ranking da World University pela primeira vez, com o ranking internacional melhorando continuamente. A BJTU sempre teve como alvo a fronteira do desenvolvimento científico e tecnológico e as exigências da grande estratégia nacional. É a Universidade envolvida no desenvolvimento e gerenciamento dos trens de alta velocidade da China.

The Chinese University of Hong Kong

A Universidade atua com a perspectiva de que em um futuro próximo a China será a maior potência mundial. Por isso, seus esforços são no sentido de “desenvolver líderes empresariais globais para o século asiático, combinando tradição e modernidade e reunindo componentes da China e do Ocidente”. A CUHK possui parcerias com mais de 460 instituições internacionais que abrangem desde programas de colaborações em pesquisas a intercâmbios de professores e estudantes. Além disso, a universidade também celebra convênios com associações de vários lugares do mundo. São mais de 20 mil estudantes na CUHK, que também tem posição de destaque em rankings (49º no World University Ranking e 9º no Asia University Ranking).

Clique aqui e saiba tudo da Fundep na missão China.