Fundep

¡Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas

Postado em Eventos C,T&I

Até o dia 11 de agosto, o Centro Cultural da UFMG recebe a exposição “¡Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas”. A mostra tem o intuito de trazer ao público as atuais formas, cores, ideias e estéticas dos povos ameríndios, em que os autores produzem arte, aliando saber tradicional às modernas tecnologias.

A exposição reúne, pela primeira vez no país, obras de artistas indígenas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru. No acervo, o público pode conferir pinturas, desenhos, cerâmicas, esculturas, vídeos e fotografias.

Na busca pelo diálogo intercultural e por meio de múltiplas linguagens, a exposição ¡Mira! promove algo inédito: o intercâmbio entre as novas experiências artísticas desenvolvidas pelos povos indígenas da América do Sul. É também a oportunidade para o público conhecer o pensamento e a perspectiva indígena em meio às artes visuais da atualidade.

O projeto

¡Mira! é uma realização do projeto de Educação Escolar Indígena, que conta com a gestão administrativo-financeira da Fundep. A mostra é resultado de uma pesquisa realizada por equipe formada por antropólogos, comunicadores e indigenistas, que percorreu milhares de quilômetros em busca da arte indígena latino-americana. Foram levantadas mais de 300 obras de 75 artistas de 30 etnias diferentes. Depois, um conselho curador, composto por especialistas em artes visuais, escolheu mais de 100 obras para a exposição.

Informações completas no site do Centro Cultural UFMG.