Fundep

UFMG recebe congresso de medicina tropical e parasitologia

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Evento reunirá pesquisadores nacionais e internacionais para discussões e troca de conhecimentos para fortalecer a ciência brasileira e impulsionar a descoberta de soluções sustentáveis para as doenças tropicais. Cientistas do CTVacinas e de outros centros e institutos UFMG, parceiros da Fundep, integram a programação

Pesquisadores e congressistas do Brasil e do exterior se reunirão na UFMG, de 27 a 31 de julho, para o Medtrop-Parasito, evento que converge a realização simultânea do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, o XXVI Congresso Brasileiro de Parasitologia e a 34ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e 22ª Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, o CHAGASLEISH 2019.

A realização conjunta desses três eventos gera uma oportunidade única de congregar pesquisadores de áreas correlatas e complementares, fortalecendo a ciência brasileira e favorecendo a descoberta de soluções sustentáveis para as doenças tropicais. Será, ainda, realizado o 4º Fórum social brasileiro para enfrentamento de doenças infecciosas e negligenciadas, para incrementar a participação da sociedade na busca de soluções em diferentes frentes.

A programação conta com palestras e mesas redondas. Entre os convidados, a professora Ana Paula Fernandes, do Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas), professor Mauro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG e a Reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart de Almeida.

Com o tema “Convergência e inclusão: em busca de soluções sustentáveis para o diagnóstico, tratamento e controle das doenças tropicais”, o congresso abre perspectivas para integração da ciência, educação e tecnologia buscando, na interdisciplinaridade, benefícios para a saúde, para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. O evento será espaço, ainda, para a comunidade científica apresentar pesquisas e estudos que contribuam para os diversos desafios no âmbito das doenças tropicais, como o das arboviroses e demais doenças endêmicas transmitidas por vetores, das mais diversas parasitoses, das doenças de populações negligenciadas, hepatites, tuberculose, dentre outras. Destacam-se temas como a pesquisa translacional, as novas metodologias para a educação e o uso das tecnologias em função do bem-estar do indivíduo e promoção da saúde.

O Medtrop-Parasito 2019 será realizado de 27 a 31 de julho, na UFMG, no campus Pampulha, nos prédios dos Centros de Atividades Didáticas 1 e 3 (CAD 1 e CAD 3), Reitoria e Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Informações completas pelos telefones (31) 3286-4214 ou 99309-6144 ou no site do evento:
www.medtrop-parasito2019.com.br