Fundep

Um marco para comunidade científica e setor empresarial

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Encontro vai reunir especialistas para falar dos impactos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, que promete potencializar o desenvolvimento das pesquisas, das empresas e da economia. Evento será no dia 4 de abril, em Belo Horizonte

Ciência, tecnologia e inovação têm sido um dos principais motores do desenvolvimento econômico-social das nações e cada vez mais o progresso das empresas está relacionado a forma com que elas utilizam os conhecimentos das universidades e instituições de pesquisa em seus produtos e serviços. Neste cenário, Minas Gerais ocupa posição de destaque em inovação, com várias instituições de ensino, pesquisa e centros tecnológicos de excelência que ajudam a movimentar a economia nacional. A Universidade Federal de Minas Gerais, com mais de 900 patentes depositadas, é atualmente líder no ranking de instituições depositantes de patentes no Brasil em 2016, com 70 pedidos, segundo relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – Inpi.

Para além do desafio de gerar tecnologias por meio das pesquisas está a transferência dessas inovações para o mercado. O Brasil ganhou um novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016) e a sua regulamentação (Decreto 9.283/2018) apresenta mais estímulos à essa interação, fortalecendo a relação das universidades e centros de pesquisa no ecossistema empresarial.

O impacto das possibilidades

Diante das perspectivas de oportunidades que a nova regulamentação apresenta, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) vai promover o encontro Impacto – Marco Legal da C,T&I. No formato de painéis e rodadas de conversa, o evento reunirá especialistas de renome nacional e internacional para explorar todos os impactos que as novas possibilidades podem gerar para universidades e centros de pesquisa, empresas, startups e spinoffs.

Ponte entre pesquisa e mercado

A realização é da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), instituição que apoia e viabiliza projetos da UFMG e outros importantes centros acadêmicos e científicos do Brasil. Alinhada às tendências internacionais da economia do conhecimento, a Fundep é vanguarda na transformação dos saberes gerados nas universidades em produtos e serviços para o mercado. Foi a primeira Fundação de Apoio a criar uma agência para identificar, investir e desenvolver negócios inovadores de origem acadêmica – a Fundepar. Além da Sedectes, a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG também é parceira na idealização e execução do evento.