Fundep

Intercâmbio acadêmico sobre justiça

Postado em Eventos C,T&I

Iniciativas mineiras de prevenção à violência e redução da criminalidade de jovens são casos de sucesso referenciados internacionalmente. Para conhecer o sistema de justiça brasileiro, estudantes de pós-graduação, mestrado e doutorado do departamento de Justiça Criminal da Texas State University, nos Estados Unidos (EUA), realizaram um curso de férias no país.

Coordenado pelos professores Donna Vandiver e Mark Stafford, da Texas State University, e desenvolvido em parceria com a UFMG, por meio da professora Corinne Rodrigues, o intercâmbio oferece aulas e palestras com especialistas em segurança pública de Minas Gerais e promove visitas a instituições do sistema de justiça e segurança do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e também ao projeto Fica Vivo! para ver de perto as atividades.

O programa tem reconhecimento internacional como experiência de sucesso na prevenção à violência de jovens em comunidade com vulnerabilidade social. Já foi referenciado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud) e também finalista do Prêmio Global de Excelência de Melhores Práticas para a Melhoria do Ambiente de Vida, Prêmio Dubai, criado pelo Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat) em parceria com a Municipalidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O intuito dos universitários é fazer uma comparação com a política de prevenção do sistema americano. “Está sendo muito marcante tudo que estamos observando aqui. São muito visíveis as diferenças nas classes sociais. Temos uma favela ao lado de prédios bonitos sem nenhuma divisão”, salientou a estudante da Texas University, Samantha Aguirre. Ela também disse estar admirada com o trabalho do Fica Vivo! que, “de forma pacífica e com sucesso, consegue auxiliar na queda de homicídios e apresentar novas oportunidades aos jovens”, finalizou.

Apoio Fundep

A Fundação atuou em projetos do Fica Vivo! e também realizou a gestão deste curso de férias da Texas State University, viabilizando a parceria com a UFMG.

Fonte: Com informações da Agência Minas Gerais
Clique aqui e leia a matéria na íntegra.