Fundep

1990 A professora Odette Vieira Gonçalves de Souza assume o cargo de diretora-executiva da Fundep.

1991 Fundep amplia suas atividades com a criação de um setor dedicado à gestão de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos.

1991 Ampliação dos serviços prestados pela Fundação à comunidade universitária na área de eventos, com acréscimo, entre outros serviços, do recebimento de inscrições, divulgação, reserva de espaços e hotéis e acompanhamento de serviços gráficos e da logística.

1992 Portaria do MEC autoriza as Fundações de Apoio das universidades a atuar no gerenciamento das atividades dos hospitais de ensino.

1993 Fundep firma contrato de administração dos recursos do Hospital das Clínicas da UFMG.

1994 Promulgada a Lei 8.958, que disciplina as relações entre as Universidades Federais e suas respectivas Fundações de Apoio.

1990/1994 Fundep passa por momento de reavaliação de objetivos e de sua estrutura organizacional. Nesse sentido, resultam as tentativas de ampliar as atividades de prestação de serviços e a realização de consultorias externas, como forma de viabilizar a instituição em tempos de escassez de recursos para a pesquisa.

21/03/1994 O professor Tarcísio de Campos Ribeiro assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

1994 A Fundep inaugura o seu primeiro site institucional. O lançamento é marca do pioneirismo e da vanguarda da Fundação que desponta entre as primeiras instituições do Brasil a possuir uma página na internet.
Na primeira metade da década de 1990, uma das marcas da Fundação é o seu investimento no processo de informatização. Essa questão se torna ainda mais importante em razão das facilidades que o pesquisador passa a contar para a movimentação e acompanhamento de sua conta-convênio.

1990/1995 Devido à crise econômica que se instalou na área de Ciência e Tecnologia no âmbito nacional, a Fundep busca maior aproximação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), assim como a diversificação de suas atividades.

1997 O Fundo de Apoio à Pesquisa é transformado em Fundo de Apoio Acadêmico. A nova denominação resulta da ampliação dos objetivos, passando a atender demandas dos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

18/03/1998 O professor Jacques Schwartzman assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

1998 Fundep realiza sua primeira ação oficial caracterizada como apoio institucional: a obra de restauro do prédio do Conservatório UFMG, tombado pelo IEPHA.

Soluções Fundep

A Fundep realiza o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos da UFMG e outros importantes centros de ensino e pesquisa do Brasil.

Com atendimento especializado, a Fundação oferece serviços exclusivos como: elaboração das propostas, captação de recursos, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas, gestão de concursos, entre outros.

Conheça as soluções

Fundepar

A Fundepar identifica, investe e desenvolve empresas emergentes de base tecnológica e origem acadêmica, com alto potencial de crescimento e de geração de produtos inovadores para a sociedade. O programa inaugura no Brasil um modelo de financiamento bem-sucedido em universidades de países desenvolvidos.

Conheça a Fundepar

A Fundep oferece um canal de comunicação para encaminhar as informações, sanar dúvidas e receber opiniões.

Antes de enviar sua mensagem, não deixei de ler nossas Perguntas Frequentes e conferir nossas Vagas e Oportunidades

Notícias

Parceria
Fundep e UFOP: nova parceria para apoio aos projetos de pesquisa, ensino e inovação

Universidade Federal de Ouro Preto agora integra o portfólio da Fundep, que realizará uma gestão ampliada de projetos de pesquisa, ensino e inovação da instituição

Leia mais
UFMG
Do grafite, o impulso ao desenvolvimento industrial

Projeto MGgrafeno desenvolve tecnologia inédita no Brasil para montagem da primeira planta no país para produção de grafeno, um material revolucionário para diversos setores da economia. Fundep gerencia a iniciativa

Leia mais