Fundep

1990 A professora Odette Vieira Gonçalves de Souza assume o cargo de diretora-executiva da Fundep.

1991 Fundep amplia suas atividades com a criação de um setor dedicado à gestão de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos.

1991 Ampliação dos serviços prestados pela Fundação à comunidade universitária na área de eventos, com acréscimo, entre outros serviços, do recebimento de inscrições, divulgação, reserva de espaços e hotéis e acompanhamento de serviços gráficos e da logística.

1992 Portaria do MEC autoriza as Fundações de Apoio das universidades a atuar no gerenciamento das atividades dos hospitais de ensino.

1993 Fundep firma contrato de administração dos recursos do Hospital das Clínicas da UFMG.

1994 Promulgada a Lei 8.958, que disciplina as relações entre as Universidades Federais e suas respectivas Fundações de Apoio.

1990/1994 Fundep passa por momento de reavaliação de objetivos e de sua estrutura organizacional. Nesse sentido, resultam as tentativas de ampliar as atividades de prestação de serviços e a realização de consultorias externas, como forma de viabilizar a instituição em tempos de escassez de recursos para a pesquisa.

21/03/1994 O professor Tarcísio de Campos Ribeiro assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

1994 A Fundep inaugura o seu primeiro site institucional. O lançamento é marca do pioneirismo e da vanguarda da Fundação que desponta entre as primeiras instituições do Brasil a possuir uma página na internet.
Na primeira metade da década de 1990, uma das marcas da Fundação é o seu investimento no processo de informatização. Essa questão se torna ainda mais importante em razão das facilidades que o pesquisador passa a contar para a movimentação e acompanhamento de sua conta-convênio.

1990/1995 Devido à crise econômica que se instalou na área de Ciência e Tecnologia no âmbito nacional, a Fundep busca maior aproximação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), assim como a diversificação de suas atividades.

1997 O Fundo de Apoio à Pesquisa é transformado em Fundo de Apoio Acadêmico. A nova denominação resulta da ampliação dos objetivos, passando a atender demandas dos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

18/03/1998 O professor Jacques Schwartzman assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

1998 Fundep realiza sua primeira ação oficial caracterizada como apoio institucional: a obra de restauro do prédio do Conservatório UFMG, tombado pelo IEPHA.

Soluções Fundep

A Fundep realiza o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos da UFMG e outros importantes centros de ensino e pesquisa do Brasil.

Com atendimento especializado, a Fundação oferece serviços exclusivos como: elaboração das propostas, captação de recursos, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas, gestão de concursos, entre outros.

Conheça as soluções

Fundepar

A Fundepar identifica, investe e desenvolve empresas emergentes de base tecnológica e origem acadêmica, com alto potencial de crescimento e de geração de produtos inovadores para a sociedade. O programa inaugura no Brasil um modelo de financiamento bem-sucedido em universidades de países desenvolvidos.

Conheça a Fundepar

A Fundep oferece um canal de comunicação para encaminhar as informações, sanar dúvidas e receber opiniões.

Antes de enviar sua mensagem, não deixei de ler nossas Perguntas Frequentes e conferir nossas Vagas e Oportunidades

Notícias

Editais
Institutos Max-Planck oferecem vagas para doutorado e pós-docs na Alemanha

No total, são 24 oportunidades destinadas à proponentes da América Latina distribuídas em áreas variadas

Leia mais
UFMG
Visita guiada à Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves

Com atendimento pelo SUS, Hospital abre as portas para receber e orientar gestantes. Confira as datas disponíveis para 2019

Leia mais
UFMG
Pesquisadores da UFMG alertam sobre o uso indevido de anti-inflamatórios

Medicamentos em excesso podem retardar reparação de tecidos. Com colaboração internacional, artigo mostra papel paradoxal da resposta inflamatória

Leia mais
UFMG
Pesquisa do ICA UFMG avalia adaptação do grão-de-bico ao clima da região de Montes Claros

Produtividade da leguminosa no semiárido é cinco vezes superior à média internacional

Leia mais