Fundep

18/03/2010 Professor Marco Aurelio Crocco assume o cargo de Presidente da Fundep.

2010 Lançamento do GPF.Net: novo conjunto de sistemas online de gestão de projetos da Fundep. A ferramenta envolve novos sistemas, completamente refeitos, interfaces interativas, agilidade nas operações, facilidade de acesso aos dados e de realização de tarefas, segurança nas informações.
Finalização do Projeto Campus 2000, com entrega do prédio da Escola de Engenharia no campus Pampulha da UFMG.
– Recebimento do título de Utilidade Pública Federal (UPF). A declaração é destinada a organizações sem fins lucrativos que reconhecidamente realizam trabalhos em prol da sociedade ou que sirvam desinteressadamente à população.
Lançamento do portal especial para a Extensão Universitária – www.cursoseventosufmg.br
Fundep passa a ser a Fundação de Apoio do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), que compõe o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).
Fundação adota nova estrutura de gestão: a Diretoria Colegiada. Para compor a o Conselho Diretor, são empossados, junto ao presidente, professor Marco Crocco, os professores João Furtado, diretor de desenvolvimento institucional, e Henrique Leite, diretor de operações.
Aprimoramento do Espaço do Coordenador: ferramenta de interface online entre a Fundação e seus parceiros, que permite ao pesquisador monitorar as iniciativas via web de qualquer lugar e a qualquer momento.

2012 – Portaria publicada pelo o MEC e o MCTI determina a necessidade do credenciamento à instituição de origem para ser Fundação de Apoio, sendo que para prestar serviços a outros parceiros passou a ser exigido um pedido de autorização específico perante o Grupo de Apoio Técnico (GAT).
Desde a nova Portaria, a Fundep teve a autorização para ser uma das Fundações de Apoio também do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), do Observatório Nacional (ON), do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), Instituto de Pesquisa do Exército.
Em iniciativa pioneira no Brasil, Fundep cria a Fundepar (Fundep Participações S.A.): programa de investimentos em empresas de base tecnológicas geradas a partir de projetos desenvolvidos na Universidade.

2013 – Fundep tem autorização para atuar como Fundação de Apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Marinha do Brasil.
Fundep passa a comercializar mais um produto tecnológico, o Sistema Somos: mapa de competências dos professores e pesquisadores das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
Fundep conquista o selo ISO 9001:2008 no seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), tornando seus processos de gestão de projetos de ensino, pesquisa, extensão, apoio institucional e prestação de serviços é reconhecida internacionalmente.

07/03/2014 Professor Alfredo Gontijo de Oliveira assume o cargo de presidente da Fundep, junto com os professores Pedro Guatimosim Vidigal, diretor de desenvolvimento institucional, e Roberto Alves Nogueira, diretor de operações.

2016 Fundep tem autorização para atuar como Fundação de Apoio do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Soluções Fundep

A Fundep realiza o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos da UFMG e outros importantes centros de ensino e pesquisa do Brasil.

Com atendimento especializado, a Fundação oferece serviços exclusivos como: elaboração das propostas, captação de recursos, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas, gestão de concursos, entre outros.

Conheça as soluções

Fundepar

A Fundepar identifica, investe e desenvolve empresas emergentes de base tecnológica e origem acadêmica, com alto potencial de crescimento e de geração de produtos inovadores para a sociedade. O programa inaugura no Brasil um modelo de financiamento bem-sucedido em universidades de países desenvolvidos.

Conheça a Fundepar

A Fundep oferece um canal de comunicação para encaminhar as informações, sanar dúvidas e receber opiniões.

Antes de enviar sua mensagem, não deixei de ler nossas Perguntas Frequentes e conferir nossas Vagas e Oportunidades

Notícias

UFMG
Crowdfunding da UFMG beneficiará pessoas em tratamento psiquiátrico e oncológico

Financiamento colaborativo transformará espaço do Hospital Borges da Costa em sala de espera ativa Pacientes atendidos no Hospital Borges da Costa, parte do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG, poderão contar com um espaço novo, interativo e divertido. Essa é a proposta de um crowdfunding (financiamento colaborativo) promovido na Universidade: o projeto Jardins […]

Leia mais
Projetos
Capacitação de 250 ferramentarias para exportação é o objetivo de projeto coordenado pela Fundep e IPT

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está trabalhando com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) no programa ‘Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas’, que tem por objetivo a integração da indústria automotiva nacional às cadeias globais de valor, focando no fortalecimento da cadeia ferramental e no desenvolvimento da cadeia produtiva. Um workshop foi realizado dia 26/11 […]

Leia mais
Notícias da Fundep
1º Demo Day BiotechTown

Com o encerramento da 1ª Edição do Programa de Desenvolvimento de Negócios, as empresas investidas pelo #BiotechTown se preparam para apresentar ao mercado a evolução alcançada ao longo dos doze meses de aceleração. Além disso, o Demo Day vai apresentar com o painel “Cenário e desafios do empreendedorismo em #Biotecnologia e Ciências da Vida”. VAGAS […]

Leia mais