Fundep

2000 – Criação do Fundo Fundep de Apoio ao Desenvolvimento Institucional. Por meio dele, são destinados 40% do resultado anual operacional positivo da Fundep para ser aplicado na UFMG. O objetivo é apoiar o Projeto Campus 2000 da Universidade.

04/03/2002 – Professor José Nagib Cotrim Árabe assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

2003 – Criação do Manual do Coordenador: sistema web com um conjunto de procedimentos, exigências e restrições legais e funcionais e que balizava o relacionamento Fundep/Coordenador de projetos/ Financiador.

2004 – Lançamento do Espaço de Apoio ao Coordenador (EAC): ferramenta online de acompanhamento dos projetos gerenciados pela Fundep. O EAC é o aperfeiçoamento do Manual do Coordenador e permite aos pesquisadores acessar informações sobre seus projetos, realizar solicitações, conferências e emitir relatórios de qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia.

2004 – Criação do Jornal da Fundep. A publicação tem como objetivo divulgar os projetos gerenciados pela Fundação e promover uma aproximação entre a instituição e seus parceiros.

2005 – Lançamento do Sistema Financiar – ferramenta comercializada em parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa, que reúne oportunidades de órgãos de fomento nacionais e internacionais em diferentes áreas do conhecimento e modalidades de pesquisa.

21/03/2006 – Professor Márcio Ziviani assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

2006 – Fundep assume a gestão do Hospital Risoleta Tolentino Neves, sob responsabilidade da UFMG.

2009 – Fundep foi credenciada pelo Grupo de Apoio Técnico (GAT) do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para atuar como Fundação de Apoio à Universidade Federal do ABC (UFABC).

2009 – Fundep promove o projeto “Ciência, Tecnologia e Inovação na Mídia Brasileira”, que busca avaliar a cobertura dos veículos de imprensa aos temas relacionados ao universo científico brasileiro e internacional.

2009 – Criação e aprimoramento de novas ferramentas internas, como o Sistema de Gestão da Informação (SGI), o Sistema de Gestão de Riscos (SGR), o Sistema de Custos, o Sistema para Gerenciamento de Documentos e Minutas de Contratos.

2009 – Lançamento do portal especial para concursos, vestibulares e processos seletivos gerenciados pela Fundep – www.gestaodeconcursos.com.br

Soluções Fundep

A Fundep realiza o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos da UFMG e outros importantes centros de ensino e pesquisa do Brasil.

Com atendimento especializado, a Fundação oferece serviços exclusivos como: elaboração das propostas, captação de recursos, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas, gestão de concursos, entre outros.

Conheça as soluções

Fundepar

A Fundepar identifica, investe e desenvolve empresas emergentes de base tecnológica e origem acadêmica, com alto potencial de crescimento e de geração de produtos inovadores para a sociedade. O programa inaugura no Brasil um modelo de financiamento bem-sucedido em universidades de países desenvolvidos.

Conheça a Fundepar

A Fundep oferece um canal de comunicação para encaminhar as informações, sanar dúvidas e receber opiniões.

Antes de enviar sua mensagem, não deixei de ler nossas Perguntas Frequentes e conferir nossas Vagas e Oportunidades

Notícias

Editais
Institutos Max-Planck oferecem vagas para doutorado e pós-docs na Alemanha

No total, são 24 oportunidades destinadas à proponentes da América Latina distribuídas em áreas variadas

Leia mais
UFMG
Visita guiada à Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves

Com atendimento pelo SUS, Hospital abre as portas para receber e orientar gestantes. Confira as datas disponíveis para 2019

Leia mais
UFMG
Pesquisadores da UFMG alertam sobre o uso indevido de anti-inflamatórios

Medicamentos em excesso podem retardar reparação de tecidos. Com colaboração internacional, artigo mostra papel paradoxal da resposta inflamatória

Leia mais
UFMG
Pesquisa do ICA UFMG avalia adaptação do grão-de-bico ao clima da região de Montes Claros

Produtividade da leguminosa no semiárido é cinco vezes superior à média internacional

Leia mais