Fundep

Década de 1980 – Estabilização
Fundep e UFMG equacionam relações de caráter interinstitucional com uma real integração entre as instituições, por intermédio de seus respectivos dirigentes e conselhos.
A informatização da Fundep proporciona mais transparência nas relações entre a comunidade acadêmica da UFMG e a Fundação.
Fundep forma equipe de profissionais capacitados para assessorar a elaboração de projetos, buscar fontes de financiamento e acompanhar a tramitação das iniciativas.
Defesa da Fundação pela Universidade no processo de tentativa de extinção sumária das Fundações de Apoio pelo Governo Federal, em Lei de 1988.

04/04/1982 – Professor Marcello de Vasconcellos Coelho assume como secretário-executivo da Fundep.

1983 Fundep encerra a realização dos programas especiais e de ação cultural e desvincula seu trabalho de projetos e iniciativas de fomento, assim como de toda atividade considerada fim (função dos departamentos e grupos de pesquisa), atuando de forma focada no apoio administrativo e financeiro a projetos.

1986 Criação do Fundo de Apoio à Pesquisa: correspondendo a 30% do superávit anual da Fundep, Fundo visava a apoiar o trabalho de pesquisadores, particularmente de áreas menos prestigiadas pelos órgãos tradicionais de fomento e de grupos emergentes.

1986 Criação do Prêmio Fundep: valorização ao mérito de professores, pesquisadores e funcionários em atividade na UFMG por suas contribuições ao avanço dos campos das ciências, das letras ou das artes e ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade.

12/06/1986 Professor Ivan Moura Campos assume o cargo de secretário-executivo da Fundep.

1987 Reforma estatutária, proposta na gestão do professor Marcello de Vasconcellos Coelho, altera a nomenclatura do cargo de secretário-executivo (posto mais alto da Fundep) para diretor-executivo.

1988 Aprovação, no Senado, do Projeto de Lei que regulamenta a situação das Fundações, elaborado originalmente pela Assessoria Jurídica da Fundep. A instituição se destaca no cenário nacional pelo pioneirismo e pela competência técnica na área de gestão de projetos e apoio universitário.

1988 Criação da primeira ferramenta totalmente informatizada da Fundep, o Sistema Financeiro.

1988 Criação do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às instituições de Ensino Superior (Confies).

Soluções Fundep

A Fundep realiza o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos da UFMG e outros importantes centros de ensino e pesquisa do Brasil.

Com atendimento especializado, a Fundação oferece serviços exclusivos como: elaboração das propostas, captação de recursos, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas, gestão de concursos, entre outros.

Conheça as soluções

Fundepar

A Fundepar identifica, investe e desenvolve empresas emergentes de base tecnológica e origem acadêmica, com alto potencial de crescimento e de geração de produtos inovadores para a sociedade. O programa inaugura no Brasil um modelo de financiamento bem-sucedido em universidades de países desenvolvidos.

Conheça a Fundepar

A Fundep oferece um canal de comunicação para encaminhar as informações, sanar dúvidas e receber opiniões.

Antes de enviar sua mensagem, não deixei de ler nossas Perguntas Frequentes e conferir nossas Vagas e Oportunidades

Notícias

Parceria
Fundep e UFOP: nova parceria para apoio aos projetos de pesquisa, ensino e inovação

Universidade Federal de Ouro Preto agora integra o portfólio da Fundep, que realizará uma gestão ampliada de projetos de pesquisa, ensino e inovação da instituição

Leia mais
UFMG
Do grafite, o impulso ao desenvolvimento industrial

Projeto MGgrafeno desenvolve tecnologia inédita no Brasil para montagem da primeira planta no país para produção de grafeno, um material revolucionário para diversos setores da economia. Fundep gerencia a iniciativa

Leia mais