Fundep

As quatro décadas de atuação da Fundep foram marcadas por fatos, mudanças e conquistas.
Confira um pouco da história da Fundação:

Década de 1970

29/11/1974 Aprovação do estatuto da Fundep pelo Conselho Universitário da UFMG.

17/02/1975 Nomeação da primeira secretária-executiva da Fundep, Dra. Gilca Alves Wainstein.
– Início das atividades da Fundação, com sede no prédio da Reitoria da UFMG.

1975/1978 Intensa atividade na gestão de projetos de pesquisa e extensão da UFMG.
Os primeiros anos de atividade da Fundep são marcados por uma ampla mobilização, tanto no atendimento às demandas internas da Universidade quanto em uma intensa política em busca de identificação de oportunidades de captação de recursos.

1977/1979 Paralelo às atividades de apoio à pesquisa e gestão de recursos, a Fundep passou a desenvolver, também, projetos classificados na categoria de programas especiais e de ação cultural.

07/05/1979
Professor Octávio Elísio Alves de Brito se torna secretário-executivo da Fundep.

1979 A Fundep passa a atuar no prédio da Unidade Administrativa II, na UFMG, campus Pampulha.

voltar para o topo

Década de 1980

Década de 1980 – Estabilização
Fundep e UFMG equacionam relações de caráter interinstitucional com uma real integração entre as instituições, por intermédio de seus respectivos dirigentes e conselhos.
A informatização da Fundep proporciona mais transparência nas relações entre a comunidade acadêmica da UFMG e a Fundação.
Fundep forma equipe de profissionais capacitados para assessorar a elaboração de projetos, buscar fontes de financiamento e acompanhar a tramitação das iniciativas.
Defesa da Fundação pela Universidade no processo de tentativa de extinção sumária das Fundações de Apoio pelo Governo Federal, em Lei de 1988.

04/04/1982 – Professor Marcello de Vasconcellos Coelho assume como secretário-executivo da Fundep.

1983 Fundep encerra a realização dos programas especiais e de ação cultural e desvincula seu trabalho de projetos e iniciativas de fomento, assim como de toda atividade considerada fim (função dos departamentos e grupos de pesquisa), atuando de forma focada no apoio administrativo e financeiro a projetos.

1986 Criação do Fundo de Apoio à Pesquisa: correspondendo a 30% do superávit anual da Fundep, Fundo visava a apoiar o trabalho de pesquisadores, particularmente de áreas menos prestigiadas pelos órgãos tradicionais de fomento e de grupos emergentes.

1986 Criação do Prêmio Fundep: valorização ao mérito de professores, pesquisadores e funcionários em atividade na UFMG por suas contribuições ao avanço dos campos das ciências, das letras ou das artes e ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade.

12/06/1986 Professor Ivan Moura Campos assume o cargo de secretário-executivo da Fundep.

1987 Reforma estatutária, proposta na gestão do professor Marcello de Vasconcellos Coelho, altera a nomenclatura do cargo de secretário-executivo (posto mais alto da Fundep) para diretor-executivo.

1988 Aprovação, no Senado, do Projeto de Lei que regulamenta a situação das Fundações, elaborado originalmente pela Assessoria Jurídica da Fundep. A instituição se destaca no cenário nacional pelo pioneirismo e pela competência técnica na área de gestão de projetos e apoio universitário.

1988 Criação da primeira ferramenta totalmente informatizada da Fundep, o Sistema Financeiro.

1988 Criação do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às instituições de Ensino Superior (Confies).

voltar para o topo

Década de 1990

1990 A professora Odette Vieira Gonçalves de Souza assume o cargo de diretora-executiva da Fundep.

1991 Fundep amplia suas atividades com a criação de um setor dedicado à gestão de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos.

1991 Ampliação dos serviços prestados pela Fundação à comunidade universitária na área de eventos, com acréscimo, entre outros serviços, do recebimento de inscrições, divulgação, reserva de espaços e hotéis e acompanhamento de serviços gráficos e da logística.

1992 Portaria do MEC autoriza as Fundações de Apoio das universidades a atuar no gerenciamento das atividades dos hospitais de ensino.

1993 Fundep firma contrato de administração dos recursos do Hospital das Clínicas da UFMG.

1994 Promulgada a Lei 8.958, que disciplina as relações entre as Universidades Federais e suas respectivas Fundações de Apoio.

1990/1994 Fundep passa por momento de reavaliação de objetivos e de sua estrutura organizacional. Nesse sentido, resultam as tentativas de ampliar as atividades de prestação de serviços e a realização de consultorias externas, como forma de viabilizar a instituição em tempos de escassez de recursos para a pesquisa.

21/03/1994 O professor Tarcísio de Campos Ribeiro assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

1994 A Fundep inaugura o seu primeiro site institucional. O lançamento é marca do pioneirismo e da vanguarda da Fundação que desponta entre as primeiras instituições do Brasil a possuir uma página na internet.
Na primeira metade da década de 1990, uma das marcas da Fundação é o seu investimento no processo de informatização. Essa questão se torna ainda mais importante em razão das facilidades que o pesquisador passa a contar para a movimentação e acompanhamento de sua conta-convênio.

1990/1995 Devido à crise econômica que se instalou na área de Ciência e Tecnologia no âmbito nacional, a Fundep busca maior aproximação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), assim como a diversificação de suas atividades.

1997 O Fundo de Apoio à Pesquisa é transformado em Fundo de Apoio Acadêmico. A nova denominação resulta da ampliação dos objetivos, passando a atender demandas dos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

18/03/1998 O professor Jacques Schwartzman assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

1998 Fundep realiza sua primeira ação oficial caracterizada como apoio institucional: a obra de restauro do prédio do Conservatório UFMG, tombado pelo IEPHA.

voltar para o topo

Década de 2000

2000 – Criação do Fundo Fundep de Apoio ao Desenvolvimento Institucional. Por meio dele, são destinados 40% do resultado anual operacional positivo da Fundep para ser aplicado na UFMG. O objetivo é apoiar o Projeto Campus 2000 da Universidade.

04/03/2002 – Professor José Nagib Cotrim Árabe assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

2003 – Criação do Manual do Coordenador: sistema web com um conjunto de procedimentos, exigências e restrições legais e funcionais e que balizava o relacionamento Fundep/Coordenador de projetos/ Financiador.

2004 – Lançamento do Espaço de Apoio ao Coordenador (EAC): ferramenta online de acompanhamento dos projetos gerenciados pela Fundep. O EAC é o aperfeiçoamento do Manual do Coordenador e permite aos pesquisadores acessar informações sobre seus projetos, realizar solicitações, conferências e emitir relatórios de qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia.

2004 – Criação do Jornal da Fundep. A publicação tem como objetivo divulgar os projetos gerenciados pela Fundação e promover uma aproximação entre a instituição e seus parceiros.

2005 – Lançamento do Sistema Financiar – ferramenta comercializada em parceria com a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), da Universidade Federal de Viçosa, que reúne oportunidades de órgãos de fomento nacionais e internacionais em diferentes áreas do conhecimento e modalidades de pesquisa.

21/03/2006 – Professor Márcio Ziviani assume o cargo de diretor-executivo da Fundep.

2006 – Fundep assume a gestão do Hospital Risoleta Tolentino Neves, sob responsabilidade da UFMG.

2009 – Fundep foi credenciada pelo Grupo de Apoio Técnico (GAT) do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para atuar como Fundação de Apoio à Universidade Federal do ABC (UFABC).

2009 – Fundep promove o projeto “Ciência, Tecnologia e Inovação na Mídia Brasileira”, que busca avaliar a cobertura dos veículos de imprensa aos temas relacionados ao universo científico brasileiro e internacional.

2009 – Criação e aprimoramento de novas ferramentas internas, como o Sistema de Gestão da Informação (SGI), o Sistema de Gestão de Riscos (SGR), o Sistema de Custos, o Sistema para Gerenciamento de Documentos e Minutas de Contratos.

2009 – Lançamento do portal especial para concursos, vestibulares e processos seletivos gerenciados pela Fundep – www.gestaodeconcursos.com.br

voltar para o topo

Década de 2010

18/03/2010 Professor Marco Aurelio Crocco assume o cargo de Presidente da Fundep.

2010 Lançamento do GPF.Net: novo conjunto de sistemas online de gestão de projetos da Fundep. A ferramenta envolve novos sistemas, completamente refeitos, interfaces interativas, agilidade nas operações, facilidade de acesso aos dados e de realização de tarefas, segurança nas informações.
Finalização do Projeto Campus 2000, com entrega do prédio da Escola de Engenharia no campus Pampulha da UFMG.
– Recebimento do título de Utilidade Pública Federal (UPF). A declaração é destinada a organizações sem fins lucrativos que reconhecidamente realizam trabalhos em prol da sociedade ou que sirvam desinteressadamente à população.
Lançamento do portal especial para a Extensão Universitária – www.cursoseventosufmg.br
Fundep passa a ser a Fundação de Apoio do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), que compõe o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).
Fundação adota nova estrutura de gestão: a Diretoria Colegiada. Para compor a o Conselho Diretor, são empossados, junto ao presidente, professor Marco Crocco, os professores João Furtado, diretor de desenvolvimento institucional, e Henrique Leite, diretor de operações.
Aprimoramento do Espaço do Coordenador: ferramenta de interface online entre a Fundação e seus parceiros, que permite ao pesquisador monitorar as iniciativas via web de qualquer lugar e a qualquer momento.

2012 – Portaria publicada pelo o MEC e o MCTI determina a necessidade do credenciamento à instituição de origem para ser Fundação de Apoio, sendo que para prestar serviços a outros parceiros passou a ser exigido um pedido de autorização específico perante o Grupo de Apoio Técnico (GAT).
Desde a nova Portaria, a Fundep teve a autorização para ser uma das Fundações de Apoio também do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), do Observatório Nacional (ON), do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), Instituto de Pesquisa do Exército.
Em iniciativa pioneira no Brasil, Fundep cria a Fundepar (Fundep Participações S.A.): programa de investimentos em empresas de base tecnológicas geradas a partir de projetos desenvolvidos na Universidade.

2013 – Fundep tem autorização para atuar como Fundação de Apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Marinha do Brasil.
Fundep passa a comercializar mais um produto tecnológico, o Sistema Somos: mapa de competências dos professores e pesquisadores das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
Fundep conquista o selo ISO 9001:2008 no seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), tornando seus processos de gestão de projetos de ensino, pesquisa, extensão, apoio institucional e prestação de serviços é reconhecida internacionalmente.

07/03/2014 Professor Alfredo Gontijo de Oliveira assume o cargo de presidente da Fundep, junto com os professores Pedro Guatimosim Vidigal, diretor de desenvolvimento institucional, e Roberto Alves Nogueira, diretor de operações.

2016 Fundep tem autorização para atuar como Fundação de Apoio do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

voltar para o topo

Notícias

UFMG
Encontro potencializa conexão estratégica entre universidade, empresas e governo_para imprensa

BH-TEC, Fundep e UFMG realizam evento para discutir projetos conjuntos de até R$ 20 milhões em pesquisa, tecnologia e inovação no setor empresarial No dia 17 de outubro, próxima quinta-feira, das 8h30 às 12h, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), em parceria com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG (CTIT) e […]

Leia mais
Editais
Encontro potencializa conexão estratégica entre universidade, empresas e governo

BH-TEC, Fundep e UFMG realizam evento para discutir projetos conjuntos de até R$ 20 milhões em pesquisa, tecnologia e inovação no setor empresarial

Leia mais
Editais
MiningHub – Novos negócios para a mineração

Mining Hub anuncia novo edital para startups interessadas em se aproximar da cadeia de mineração brasileira.

Leia mais
Ciência, Tecnologia e Inovação
Workshop apresenta as potencialidades do Programa Rota2030 para impulsionar o setor automotivo

Encontro será realizado nesta quinta-feira, 03/10, no Centro de Inovação e Tecnologia – Senai/Fiemg, e conectará coordenações dos programas prioritários e empresas do segmento Promovido pelo Governo Federal, o Programa Rota 2030 objetiva estimular o desenvolvimento da indústria automotiva nacional, por meio da redução de impostos e outros benefícios para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento […]

Leia mais