Fundep

 

A Fundep foi criada em um momento agitado para a área de Ciência e Tecnologia no Brasil. A Reforma Universitária do ano de 1968 redefiniu o papel da universidade no país, passando de um sistema destinado especialmente à formação de profissionais para o mercado de trabalho para um novo modelo que associa ensino e pesquisa, no eixo da pós-graduação. Tal transformação proporcionou a formação avançada de recursos humanos e a geração de conhecimentos e tecnologias nacionais de alto nível.

A partir de 1945, para alavancar o desenvolvimento do país, efetivou-se a federalização de universidades e instituições de ensino superior; o investimento na formação avançada de professores; a criação de órgãos de fomento; e novas políticas de ensino, pesquisa e de incentivo à Ciência e Tecnologia. Foi o primeiro momento em que se expressou, de forma objetiva, no Brasil, uma política governamental voltada para o progresso científico e tecnológico. Surge, assim, a institucionalização da pesquisa nas universidades, por meio da implantação de um parque de cursos de pós-graduação e da criação da infraestrutura para a execução dos trabalhos.

Atividade de apoio

Nesse contexto, torna-se frequente, para os idealizadores de projetos acadêmicos e de pesquisa, a demanda de administrar os convênios para repasses de verbas e várias outras formas de destinação de recursos para as pesquisas, como acordos, contratos, auxílios e financiamentos de instituições e parceiros externos.

A Fundep nasceu, assim, a partir da necessidade da UFMG de obter suporte em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Com a mobilização de grupos de pesquisa dos Departamentos dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e Ciências Exatas (Icex) da Universidade, a Fundação teve seu estatuto aprovado pelo Conselho Universitário em 29 de novembro de 1974. Sua finalidade, naquele momento, era a de proporcionar à UFMG mais agilidade e competitividade na captação de recursos junto às agências de fomento.

No dia 17 de fevereiro de 1975, a Fundep iniciou suas atividades.

Entidade de direito privado, reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como Fundação de Apoio à Pesquisa, a Fundep é credenciada para prestar serviços à UFMG, visto que é sua instituição de origem. Com o passar do tempo, a competência adquirida em gestão de projetos foi demandada por parceiros externos e, com a permissão nas legislações, a Fundep conquistou autorização para dar suporte também a outras Instituições de Ciências e Tecnologias.

 

 

Há 42 anos apoiando a UFMG e outras importantes ICTs

A Fundep atua na gestão administrativo-financeira dos projetos, viabilizando iniciativas da UFMG e de suas outras instituições apoiadas. Com atendimento exclusivo, a Fundação conduz ações de compras, importações, prestação de contas, pessoal, assessoria jurídica, gerenciamento financeiro, entre outras.

A qualidade de seus processos de gestão de projetos de ensino, pesquisa, extensão, apoio institucional e prestação de serviços é reconhecida internacionalmente, com a certificação ISO 9001:2008.

Uma das principais Fundações de Apoio do Brasil, por seus avanços em processos, sistemas e inovações, a Fundep se destaca, também, por transcender sua atividade de gerenciamento de projetos. Desde 1991, a instituição também realiza a gestão de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos, tornando-se referência nacional nessa área.

Uma ação de vanguarda foi a criação da Fundepar (Fundep Participações S.A.), um programa de investimentos em empresas de base tecnológicas geradas a partir de projetos desenvolvidos na Universidade. A Fundepar é pioneira no país e está se consolidando como uma iniciativa de apoio e fomento ao ecossistema de inovação. Assim, mais que aprimorar a relação com as instituições parceiras, a Fundep se reinventa, buscando continuamente novas formas de apoiá-las.

Ao longo de 42 anos de atuação, a Fundação gerenciou cerca de 25 mil projetos de suas apoiadas. Desenvolvendo iniciativas das mais diversas áreas, a Fundação vem contribuindo para transformar conhecimento em promoção da educação, saúde, cultura, meio ambiente, avanço científico-tecnológico e em vários outros benefícios para a sociedade. Essa é uma de suas principais premissas.

Veja a linha do tempo da Fundep

Soluções Fundep

A Fundep realiza o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos da UFMG e outros importantes centros de ensino e pesquisa do Brasil.

Com atendimento especializado, a Fundação oferece serviços exclusivos como: elaboração das propostas, captação de recursos, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas, gestão de concursos, entre outros.

Conheça as soluções

Fundepar

A Fundepar identifica, investe e desenvolve empresas emergentes de base tecnológica e origem acadêmica, com alto potencial de crescimento e de geração de produtos inovadores para a sociedade. O programa inaugura no Brasil um modelo de financiamento bem-sucedido em universidades de países desenvolvidos.

Conheça a Fundepar

A Fundep oferece um canal de comunicação para encaminhar as informações, sanar dúvidas e receber opiniões.

Antes de enviar sua mensagem, não deixei de ler nossas Perguntas Frequentes e conferir nossas Vagas e Oportunidades

Notícias

Notícias da Fundep
Colônia de Férias Cientista Jr. da UFMG

Com o intuito de facilitar a iniciação cientifica de estudantes dos ensinos fundamental e médio, a UFMG promove Colônia de Férias Cientista Jr. 2020. “Saúde, Ciência, Surpresa: conhecendo as bases do funcionamento do corpo humano” é o tema das atividades deste ano, que acontecem de 27 a 29 de janeiro, na Sala K4-257, 4º andar, […]

Leia mais
Notícias da Fundep
#EuPareçoCientista: a hashtag que nos dá uma lição sobre estereótipos

Em tempos em que precisamos cada vez mais valorizar a ciência e incentivar a pesquisa, a hashtag #EuPareçoCientista veio também para provar que não existe uma “cara de cientista”. Diversos profissionais começaram a compartilhar no Twitter seus estudos e fotos que rompem esses estereótipos. Nos tuítes, os usuários mostram o dia a dia, suas viagens, detalhes que […]

Leia mais
Ensino e Inovação
BiotechTown e Fundação Dom Cabral promovem pós-graduação em Bionegócios Inovadores

A bioindústria e os bionegócios vêm ganhando destaque internacional por oferecerem soluções de base tecnológica voltadas à saúde humana, saúde animal, meio ambiente, agronegócio, bioenergia, entre outras áreas. Em meio a uma realidade empresarial com altíssimo volume de investimentos, os profissionais do setor precisam aperfeiçoar constantemente seus conhecimentos de gestão conforme avançam em suas carreiras. […]

Leia mais
UFMG
Financiamento coletivo objetiva mais qualidade de vida aos pacientes do Ambulatório Borges da Costa – 100% SUS

Referência nos tratamentos de psiquiatria, o Ambulatório Borges da Costa, integrante do complexo do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), acolhe mais de 15 mil pacientes por mês, em atendimento 100% realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Instalado em um conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico, o centro abriga ambulatórios […]

Leia mais