Fundep

 

A Fundep foi criada em um momento agitado para a área de Ciência e Tecnologia no Brasil. A Reforma Universitária do ano de 1968 redefiniu o papel da universidade no país, passando de um sistema destinado especialmente à formação de profissionais para o mercado de trabalho para um novo modelo que associa ensino e pesquisa, no eixo da pós-graduação. Tal transformação proporcionou a formação avançada de recursos humanos e a geração de conhecimentos e tecnologias nacionais de alto nível.

A partir de 1945, para alavancar o desenvolvimento do país, efetivou-se a federalização de universidades e instituições de ensino superior; o investimento na formação avançada de professores; a criação de órgãos de fomento; e novas políticas de ensino, pesquisa e de incentivo à Ciência e Tecnologia. Foi o primeiro momento em que se expressou, de forma objetiva, no Brasil, uma política governamental voltada para o progresso científico e tecnológico. Surge, assim, a institucionalização da pesquisa nas universidades, por meio da implantação de um parque de cursos de pós-graduação e da criação da infraestrutura para a execução dos trabalhos.

Atividade de apoio

Nesse contexto, torna-se frequente, para os idealizadores de projetos acadêmicos e de pesquisa, a demanda de administrar os convênios para repasses de verbas e várias outras formas de destinação de recursos para as pesquisas, como acordos, contratos, auxílios e financiamentos de instituições e parceiros externos.

A Fundep nasceu, assim, a partir da necessidade da UFMG de obter suporte em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Com a mobilização de grupos de pesquisa dos Departamentos dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e Ciências Exatas (Icex) da Universidade, a Fundação teve seu estatuto aprovado pelo Conselho Universitário em 29 de novembro de 1974. Sua finalidade, naquele momento, era a de proporcionar à UFMG mais agilidade e competitividade na captação de recursos junto às agências de fomento.

No dia 17 de fevereiro de 1975, a Fundep iniciou suas atividades.

Entidade de direito privado, reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como Fundação de Apoio à Pesquisa, a Fundep é credenciada para prestar serviços à UFMG, visto que é sua instituição de origem. Com o passar do tempo, a competência adquirida em gestão de projetos foi demandada por parceiros externos e, com a permissão nas legislações, a Fundep conquistou autorização para dar suporte também a outras Instituições de Ciências e Tecnologias.

 

 

Há 42 anos apoiando a UFMG e outras importantes ICTs

A Fundep atua na gestão administrativo-financeira dos projetos, viabilizando iniciativas da UFMG e de suas outras instituições apoiadas. Com atendimento exclusivo, a Fundação conduz ações de compras, importações, prestação de contas, pessoal, assessoria jurídica, gerenciamento financeiro, entre outras.

A qualidade de seus processos de gestão de projetos de ensino, pesquisa, extensão, apoio institucional e prestação de serviços é reconhecida internacionalmente, com a certificação ISO 9001:2008.

Uma das principais Fundações de Apoio do Brasil, por seus avanços em processos, sistemas e inovações, a Fundep se destaca, também, por transcender sua atividade de gerenciamento de projetos. Desde 1991, a instituição também realiza a gestão de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos, tornando-se referência nacional nessa área.

Uma ação de vanguarda foi a criação da Fundepar (Fundep Participações S.A.), um programa de investimentos em empresas de base tecnológicas geradas a partir de projetos desenvolvidos na Universidade. A Fundepar é pioneira no país e está se consolidando como uma iniciativa de apoio e fomento ao ecossistema de inovação. Assim, mais que aprimorar a relação com as instituições parceiras, a Fundep se reinventa, buscando continuamente novas formas de apoiá-las.

Ao longo de 42 anos de atuação, a Fundação gerenciou cerca de 25 mil projetos de suas apoiadas. Desenvolvendo iniciativas das mais diversas áreas, a Fundação vem contribuindo para transformar conhecimento em promoção da educação, saúde, cultura, meio ambiente, avanço científico-tecnológico e em vários outros benefícios para a sociedade. Essa é uma de suas principais premissas.

Veja a linha do tempo da Fundep

Soluções Fundep

A Fundep realiza o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos da UFMG e outros importantes centros de ensino e pesquisa do Brasil.

Com atendimento especializado, a Fundação oferece serviços exclusivos como: elaboração das propostas, captação de recursos, compras, importações, contratação de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas, gestão de concursos, entre outros.

Conheça as soluções

Fundepar

A Fundepar identifica, investe e desenvolve empresas emergentes de base tecnológica e origem acadêmica, com alto potencial de crescimento e de geração de produtos inovadores para a sociedade. O programa inaugura no Brasil um modelo de financiamento bem-sucedido em universidades de países desenvolvidos.

Conheça a Fundepar

A Fundep oferece um canal de comunicação para encaminhar as informações, sanar dúvidas e receber opiniões.

Antes de enviar sua mensagem, não deixei de ler nossas Perguntas Frequentes e conferir nossas Vagas e Oportunidades

Notícias

UFMG
Crowdfunding da UFMG beneficiará pessoas em tratamento psiquiátrico e oncológico

Financiamento colaborativo transformará espaço do Hospital Borges da Costa em sala de espera ativa Pacientes atendidos no Hospital Borges da Costa, parte do complexo hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG, poderão contar com um espaço novo, interativo e divertido. Essa é a proposta de um crowdfunding (financiamento colaborativo) promovido na Universidade: o projeto Jardins […]

Leia mais
Projetos
Capacitação de 250 ferramentarias para exportação é o objetivo de projeto coordenado pela Fundep e IPT

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está trabalhando com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) no programa ‘Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas’, que tem por objetivo a integração da indústria automotiva nacional às cadeias globais de valor, focando no fortalecimento da cadeia ferramental e no desenvolvimento da cadeia produtiva. Um workshop foi realizado dia 26/11 […]

Leia mais
Notícias da Fundep
1º Demo Day BiotechTown

Com o encerramento da 1ª Edição do Programa de Desenvolvimento de Negócios, as empresas investidas pelo #BiotechTown se preparam para apresentar ao mercado a evolução alcançada ao longo dos doze meses de aceleração. Além disso, o Demo Day vai apresentar com o painel “Cenário e desafios do empreendedorismo em #Biotecnologia e Ciências da Vida”. VAGAS […]

Leia mais