Fundep

Tecnologia no campo

Postado em Fundepar

Impulsionar a inovação no agronegócio, com tecnologias de ponta para gestão, cultivo, colheita, entre outras aplicações, que aumentam a produtividade e rentabilidade do segmento. Esse é objetivo do NovoAgro 4.0, projeto promovido pelo Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), por meio do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes). A iniciativa visa fomentar a criação de startups com soluções para o campo; identificar as startups existentes no mercado e aproximá-las dos produtores rurais e empresas; e, ainda, contribuir na interlocução com investidores para crescimento e consolidação das startups agritech.

“Uma tendência já instituída em outros setores econômicos, a modernização e o desenvolvimento tecnológico chegam ao campo, iniciando uma nova era denominada Agricultura 4.0. Com esse projeto, oferecemos a oportunidade de interlocução entre as startups e o produtor, para que ele entenda como a tecnologia pode mudar a sua vida no campo. Será uma longa maratona que vamos começar a partir de agora”, explica o superintendente do Inaes, Pierre Vilela.

Parceria

Com essas diretrizes, o NovoAgro conta com a expertise das agências de inovação da Fundep: o Lemonade, programa de aceleração de startups, e a Fundepar, que identifica, desenvolve e investe em empresas de base tecnológica.

“O agronegócio é um dos principais setores do Brasil e é uma área aberta e demandante de novas soluções. São diversas as possibilidades de aplicação da tecnologia no campo e o projeto NovoAgro vai potencializar o acesso dos produtores rurais e empresas ao ecossistema de inovação, o que pode trazer inúmeros benefícios e gerar um salto de patamar significativo para o setor”, explica o professor Pedro Guatimosin Vidigal, diretor da Fundep e integrante do comitê da Fundepar. Ele ressalta, ainda, outro ponto positivo da iniciativa do NovoAgro: a modernização e avanço tecnológico do segmento vai torná-lo mais atrativo para os jovens, especialmente filhos de produtores e empresários do ramo.

O projeto NovoAgro 4.0 conta com a parceria do Lemonade e Fundepar na execução do programa. “Estamos contribuindo na formatação da metodologia, incluindo a identificação, criação, seleção e aceleração das startups; a conexão e interação de todos os atores no ecossistema e o desenvolvimento dos negócios”, conta o diretor da Fundepar, Ramon Azevedo.

“Esperamos nesta parceria com a Fundep desenvolver uma sólida estratégia de identificação e disseminação das inovações que vêm surgindo para as diversas atividades envolvidas no agronegócio mineiro e nacional. Nosso maior desafio é dinamizar e intensificar o uso dessas tecnologias junto aos produtores rurais”, afirma Pierre Vilela.

Preparando para inovar

Com o intuito de integrar os profissionais da Faemg envolvidos no projeto NovoAgro, treiná-los para esta ação de impulsionar a inovação no agronegócio, e interagir, ainda, com a metodologia e equipe que coordena o Lemonade para iniciar o desenvolvimento das ações conjuntas, foi realizado um workshop com as equipes no dia 9 de fevereiro, na sede da Fundep. “Com dinâmicas para compreender o projeto, como conduzi-lo, disseminar ideias e pensar em contribuições, o encontro foi uma oportunidade, ainda, para engajar as pessoas, mostrando que são parte do processo, que todos podem construir juntos e gerar grandes benefícios”, afirma Ramon. Também estiveram presentes no encontro o presidente da Faemg, Roberto Simões, e o presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira.

Créditos das fotos: equipes Faemg e Lemonade

O edital para as startups participarem no programa NovoAgro deve ser publicado nos próximos meses. Além da Fundep, Fundepar e Lemonade, também são parceiros do projeto: Sebrae, Fapemig, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Andrade Silva Advogados.