Fundep

IBICT comemora 60 anos

Postado em Notícias da Fundep

Referência na disseminação da informação científica e tecnológica, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) é uma importante unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A instituição tem como missão promover a competência, o desenvolvimento de recursos e infraestrutura de informação em C,T&I para a produção, a popularização e a integração do conhecimento científico-tecnológico. A formação e a capacitação para pesquisa na área de Ciência da Informação também são pontos fortes do Instituto. Em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a instituição lançou os primeiros programas brasileiros de pós-graduação na área.

O IBICT conta com diversas conquistas ao longo de seus 60 anos. Esse aniversário também é motivo de comemoração para a Fundep, que possui autorização para ser sua fundação de apoio e tem orgulho dessa parceria que contribui para a geração de conhecimentos e benefícios para a sociedade.

Para celebrar as décadas de história e excelência do IBICT, convidamos a diretora, Cecília Leite Oliveira, para contar sobre os desafios e as iniciativas do Instituto e comentar a atuação em conjunto com a Fundação.

Quais são os objetivos e as perspectivas atuais do instituto?

Conscientizar a sociedade sobre a importância da informação científica e tecnológica para o desenvolvimento do País; demonstrar a presença da ciência e da tecnologia no dia a dia do cidadão e sensibilizar setores especializados a contribuírem para essa conscientização. Esses são alguns dos nossos principais desafios atualmente.

O Instituto tem sido demandado por diversos segmentos da sociedade, como universidades, institutos de pesquisa, setores representantes da indústria, comércio, educação, segurança pública, entre outros. Todos em busca de competência em informação, isto é, informar-se, formar-se e informar a outrem, para a construção de sistemas de informação, bibliotecas digitais, aplicação de metodologias, integração de bancos de dados, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e capacitação em informação. A ideia é que o IBICT atue como mediador entre essas demandas dos diversos setores e soluções informacionais para atendê-las. Atuará também como integrador de sistemas de informação, possibilitando que pesquisa e desenvolvimento constituam um ciclo contínuo.

Qual é o balanço das ações do IBICT, neste momento de celebração dos 60 anos?

A gestão passada, sob a direção de Emir Suaiden, foi marcada pela ampliação de iniciativas. O IBICT investiu no aprimoramento de seus produtos tradicionais, na formação de mestres e doutores em ciência da informação e na realização de pesquisas na área; fortaleceu o movimento de acesso livre à informação, promovendo a ampla disseminação da produção científica nacional e a geração de novos conhecimentos; investiu na divulgação científica – visando à popularização da ciência junto ao cidadão e ao despertar dos jovens para a ciência – e apostou na disseminação de produtos e serviços em redes sociais; aproximou-se do setor industrial e empresarial; entre outras iniciativas.

O aspecto forte da instituição sempre foi o trabalho com conteúdos. O diferencial está em conciliar essa expertise às novas tecnologias e metodologias inovadoras, buscando a integração das diversas áreas do conhecimento por meio da informação. O IBICT tem investido de forma decisiva na oferta de textos completos e gratuitos na web, iniciativa que o colocou, recentemente, em posição de destaque no ranking mundial de institutos de pesquisa na web. Ele ficou em 106º lugar entre oito mil instituições congêneres avaliadas no mundo e em 6º lugar entre as 98 do Brasil.

Qual a importância da parceria do IBICT com a Fundep?

Para o IBICT está sendo um grande conforto poder trabalhar com uma fundação tão bem conceituada como a Fundep. O pessoal administrativo é rápido nas respostas, organizado e bastante proativo. O site da Fundação é muito bom, do ponto de vista de gerenciamento de projetos, pois é possível obter todas as informações necessárias para gestão e coordenação financeira, inclusive com geração de gráficos, tudo online, diretamente na web, por meio de senhas. Além disso, é uma fundação de uma universidade bem conceituada e parceira histórica do IBICT. Considero um ganho para o Instituto trabalhar com a Fundep.