Fundep

Hospital Risoleta Tolentino Neves conquista certificação Ouro em Programa de Aprimoramento da Qualidade Hospitalar

Postado em Notícias da Fundep

Resultado coloca HRTN em destaque na rede pública de saúde. Fundep faz a gestão do Hospital

Ao longo dos últimos dois anos, o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) participou do Programa de Aprimoramento da Qualidade Hospitalar, desenvolvido pela Associação Samaritano, em parceria com o Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

O Programa auxilia a gestão de hospitais filantrópicos, aperfeiçoa as práticas de gestão e mede o desempenho dos participantes por meio de rigorosas avaliações. Durante sua participação, o HRTN passou por três avaliações, sendo duas em 2016 e uma em 2017, sempre demonstrando evolução em todos os aspectos analisados.

 

Certificação Ouro

De acordo com o resultado do Programa, divulgado no dia 29 de novembro, o Hospital conquistou 405,72 pontos, de 500 possíveis. Essa pontuação, efeito do comprometimento de gestores, funcionários, acadêmicos e residentes, garantiu ao HRTN a certificação nível ouro.

Os impactos dessa conquista refletem no aperfeiçoamento das práticas de gestão e na qualidade da assistência prestada à população, bem como no estreitamento dos laços com outras unidades de saúde da rede de assistência da região metropolitana de Belo Horizonte.

O Diretor Geral do HRTN, Prof. Henrique Oswaldo da Gama Torres recebe a certificação Ouro do Programa CQH
Créditos: Sávio Muniz
Representantes do HRTN e os Consultores do CEALAG exibem o certificado Ouro do Programa CQH conquistado pelo Hospital Créditos: Sávio Muniz

 

Gestão Fundep

Desde junho de 2006, a gestão do HRTN é realizada por meio da parceria firmada entre o Governo do Estado (Secretaria de Estado da Saúde), Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Secretaria Municipal de Saúde), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundep e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Realizando a gestão administrativo-financeira do Hospital Risoleta Tolentino Neves, a Fundep promove o pleno funcionamento de suas unidades e implementa uma nova forma de gerenciamento, ampliando a produção da saúde e do ensino em saúde. “É motivo de orgulho para a Fundep ser parceira de um Hospital que recebe uma certificação tão importante na área médico hospitalar”, ressalta o presidente da Fundação, professor Alfredo Gontijo de Oliveira.