Fundep

Ideias diferentes e conexões de impacto no HackTown 2019

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

O maior festival de inovação e criatividade do Brasil – HackTown – será realizado entre os dias 5 a 8 de setembro de 2019, pela quinta vez, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. O evento conecta grandes players do ecossistema, profissionais de diferentes áreas e as pessoas interessadas em expandir conhecimentos e ficar por dentro do que acontece de mais disruptivo, transformador e impactante no país e no mundo.

De auditórios a bares, teatros a garagens, praças a escolas. O festival vai “hackear” toda a cidade com mais de 600 atividades como talks, showcases, debates, mentorias, exposições e workshops. “Os temas são diversos: tecnologia, empreendedorismo, design, cultura, arte, música, negócios, cidades inteligentes, futuro, saúde, economia criativa, gestão de times, realidade virtual e por aí vai”, conta Marcos David, um dos idealizadores do HackTown.

Speakers de impacto – tem Ciência, tem Fundep

Entre os cerca de 300 palestrantes presentes nesta edição, já estão confirmados nomes que desenvolvem projetos disruptivos e atuam em empresas globalmente reconhecidas, como: Henrique Portugal, tecladista do Skank, investidor e empreendedor; Icaro de Abreu, head de inovação da IBM para América Latina; Caroline Dalmolin, head dos programas de startups e desenvolvedores do Facebook para AL; Eduardo Paraske, head de Marketing Latam do Waze Ads; Jair Antunes, líder de Computação Quântica da Accenture para Latam; Paulo Emediato, mananging partner na DesignThinkers Group Brasil; e Marcela Cavalcanti, médica especialista em neurologia. Compondo a programação, também participam: Bernardo Annoni, Líder de inovação da Fundep; Matheus Azzi, analista de investimentos da Fundepar; e Ramon Azevedo, diretor da Fundep e CEO da Fundepar.

Conectividade

Com a pluralidade das discussões, palestrantes e participantes inspiradores, o HackTown é propício para encontros e reencontros, em que as pessoas se divertem e fazem networking, novos colegas profissionais e amizades. O público vem de todo Brasil, principalmente pela proximidade com São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “A cada edição, ouvimos inúmeros histórias de conexões sem fronteiras que resultaram em negócios e parcerias incríveis e é este o espírito do HackTown!”, comenta Marcos, que conclui a reflexão: “a programação intensa e criativa e a reunião da comunidade inovadora em um ambiente de simplicidade e arquitetura típica de Minas Gerais fazem mesmo do Hacktown um espaço propício para que pessoas e ideias se conectem. 

Santa Rita do Sapucaí – MG: o “Vale da Eletrônica”

A combinação da tranquilidade de uma cidade do interior com o dinamismo das mentes inovadoras transformou a pequena Santa Rita do Sapucaí em um grande polo gerador de ideias e tecnologias que atraem mentes criativas de todo o mundo.

Localizada entre os três maiores centros econômicos e comerciais do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte –, Santa Rita tem apenas 40 mil habitantes e mais de 160 empresas de tecnologia. Assim, forma um índice que supera qualquer outra cidade da América Latina: quatro empreendimentos do ramo para cada mil habitantes.

O município é ligado à tecnologia e à inovação desde a década de 60, quando foram criados a ETE (primeira escola de eletrônica da América Latina), o Inatel (uma das melhores escolas de tecnologia e engenharia da América Latina) e a FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Por todos esses motivos, é considerada o Vale do Silício brasileiro, nos Estados Unidos, que concentra empresas de alta tecnologia.

 

Fundep no Hacktown

Compartilhando suas práticas de inovação e sua atuação como elo conector entre os ecossistemas da universidade e do mercado, a Fundep marca presença no evento com três palestras. Confira os detalhes e conecte-se conosco:

 

Construindo suas projeções financeiras: estudo sobre o crescimento das 100 empresas que mais crescem no Brasil

Palestrantes: Matheus Azzi e Euler Santos da Fundepar

Data: 6 de setembro, sexta-feira

Horário: 11h30 às 12h30

Local: Espaço Sebrae (Café Caruso)

 

Co-desenvolvimento para a inovação: a conexão entre universidades e empresas

Palestrante: Bernardo Annoni – Líder de inovação da Fundep

Data: 6 de setembro, sexta-feira

Horário: 11h30 às 12h30

Local: Sala 65 (ETE FMC)

 

Gestão de times exponenciais: cultura da experimentação para a construção do futuro agora

Ramon Azevedo – Diretor da Fundep e CEO da Fundepar

Data: 7 de setembro, sábado

Horário: 16h às 17h

Local: Sala 84 (ETE FMC)

 

O Hacktown

Inspirado em eventos que privilegiam a ocupação dos espaços da cidade, como o festejado South by Southwest (SXSW), em Austin (EUA), e o alemão Tech Open Air, o Hacktown vem se consolidando a cada ano. Ficou reconhecido em 2017, por sediar, pela primeira vez fora dos Estados Unidos, uma casa do Google, com atividades exclusivas criadas pelo gigante da tecnologia para os participantes do festival, além de um evento endossado pelo Facebook, ao ar livre, em uma tradicional pracinha de interior. Tudo isso vem levando a iniciativa a ganhar destaque nos principais congressos sobre inovação em eventos. Recentemente, o HackTown foi apresentado ao lado de gigantes como Comic Com, Campus Party, RIO2C e Burning Man, considerado o festival mais disruptivo do mundo.

Para a realização do maior festival de inovação e criatividade do Brasil, a Fundep se une nesta parceria.

Informações completas (como chegar, hospedagem e lista completa dos palestrantes): https://hacktown.com.br

Ingressos: https://web.lets.events/e/hacktown-2019/

Confira como foi o HackTown em 2018