Fundep

Glitter ecológico

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Fonte: Lorena Tárcia – Minas faz Ciência

Carnaval é tempo de fantasias, glitter, purpurina e muito brilho. Mas você sabia que o glitter pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente? Que tal buscar alternativas mais ecológicas para este carnaval?

Segundo cientistas, a maioria dos brilhos são compostos por pequenos pedaços de plástico brilhante, chamados microplásticos. Eles são um perigo ambiental para os oceanos e alguns países, como a Inglaterra, já discutem sua proibição.

As pequenas partículas plásticas ameaçam a biodiversidade marinha, porque podem ser ingeridas pelos peixes, diminuir a capacidade de fotossíntese das algas e interagir com outros poluentes, intoxicando os animais e prejudicando ainda mais a qualidade dos nossos rios e mares.

Além disso, a contaminação se propaga por toda a cadeia alimentar conforme os animais maiores se alimentam dos animais menores. Assim, o homem, que está no topo da cadeia, também acaba prejudicado.

Felizmente, algumas empresas já estão buscando alternativas ecológicas que são biodegradáveis e não prejudicam o meio ambiente. E também é possível fabricar o seu próprio glitter ecológico, em casa.

O jornal Estado de São Paulo listou uma série de produtos disponíveis no mercado como protetores solares, purpurinas à base de celulose de eucalipto renovável, algas, minerais ou pó de mica.

Mas existem alternativas ainda mais acessíveis e que você pode fazer em casa.

Faça você mesmo: glitter caseiro

Uma delas é utilizar o sal com corante de alimentos. Esta receita foi publicada pelo site Armário Orgânico:

Basta colocar o sal em um pequeno pote e pingar o corante até atingir a tonalidade desejada. Deixe secar por três horas e seu glitter caseiro e sustentável está pronto para uso.

Para maior fixação da cor, pode-se levar a mistura ao forno. Jogue o conteúdo em uma assadeira com papel manteiga e asse por 10-15 minutos, a 180 graus. Estará pronto para uso quando esfriar.

Outra alternativa é o pó de confeiteiro. Procure pelos mais fininhos, que realmente parecem glitter de verdade.

A fixação no corpo destes produtos naturais deve ser feita com vaselina ou gloss para os lábios.

IMPORTANTE: se você é alérgico a corante para alimentos ou a qualquer outro ingrediente da receita, não use.

Seja criativo e divirta-se!