Fundep

De Minas para impulsionar o mercado capixaba

Postado em Fundepar

Fundo de Investimentos da Fundepar e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo firmam parceria para fomentar empresas do estado

Para fortalecer o ecossistema nacional de inovação, o Seed4Science – Fundo de Investimento em Participações gerido pela Fundepar, agência de inovação da Fundep (Fundação de apoio à pesquisa da UFMG e outras instituições) –, inicia sua atuação no estado capixaba. Na parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), empresários da região poderão participar das oportunidades de financiamento disponíveis pelo Fundo e, assim, contar com mais essa fonte de recursos para promover ampliação e modernização de negócios.

“O Fundo é destinado a investir em companhias inovadoras, com alto potencial de crescimento e geração de valor de base tecnológicas nascidas preferencialmente a partir do conhecimento produzido em Universidades e Centros de Pesquisa”, explica Euler Santos, diretor da Fundepar. A parceria foi oficializada nesta quinta-feira (06/12), durante o 2º Fórum de Inovação Bandes, na cidade de Vitória.

Presidente do Bandes, Aroldo Natal Silva Filho; Euler Santos, Diretor da Fundepar; e Wagner Rubin, Gerente do Departamento de Operações Estruturadas do Bandes assinam o Compromisso de Investimento no Fundo Seed4Science, no 2º Fórum de Inovação do Bandes

 

Oportunidade para empreendedores

O Seed4Science investe prioritariamente nos setores biotecnologia; nanotecnologia; internet das coisas; e materiais avançados; assim como tecnologia da informação e comunicação, em especial, as relacionadas a big data e machine learning para aplicação em agronegócio, indústria, saúde e bem-estar e varejo. Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, em que uma empresa gestora identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações.

A empresa selecionada terá o Fundo como sócio do empreendimento, fazendo o aporte de recursos em troca de participação acionária. Além do investimento, a gestora do Seed4Science, a Fundepar, participa ativamente da gestão das empresas, dando suporte estratégico e gerencial, ajudando na seleção e formação da equipe, definindo metas e acompanhando os resultados, visando à aceleração do negócio. “O papel do Fundo é apoiar os negócios com recursos financeiros e know-how em gestão (para estruturação, crescimento e acesso ao mercado), e torná-lo atrativo para investidores, clientes e parceiros”, explica o diretor da Fundepar, Ramon Azevedo.

“O Bandes, que atua como cotista do FIP, presta orientações no processo de prospecção de empresas e empreendedores, além de fazer a aproximação entre os fundos e o mercado capixaba. Essas soluções financeiras criativas viabilizam investimentos, em conjunto com linhas tradicionais e de programas de inovação já ofertadas pelo banco”, complementa o diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal Silva Filho.

Como as empresas são selecionadas?

O processo de seleção de uma empresa tem várias etapas que avaliam profundamente o negócio: “Em geral, o processo de avaliação e aprovação dura alguns meses e depende tanto do potencial do negócio apresentado quanto do comprometimento do empreendedor com a empresa, com o processo de avaliação e com a equipe do Fundo”, explica Natal.

Etapas da seleção
Prospecção de oportunidades: Fase inicial da busca de boas empresas com grande potencial de retorno econômico.
Análise: A empresa gestora analisa a oportunidade de forma detalhada.
Negociação: É firmada uma parceria entre as empresas selecionadas e o Fundo, com a definição da participação dos novos sócios e o funcionamento da empresa.
Aprovação do Comitê de Investimento: As propostas negociadas e aprovadas pelo gestor passam pela aprovação de um comitê formado por alguns cotistas.
Investimento: A empresa é convertida em S.A. e ocorre o primeiro aporte de recursos nos projetos.