Fundep

Fundep realiza entrega de planetário ao Espaço TIM UFMG do Conhecimento

Postado em Notícias da Fundep

Os moradores de Belo Horizonte e visitantes vão poder, em breve, olhar para o céu de uma maneira especial. Foram finalizadas na última sexta-feira (05/02/2010) as obras de instalação do planetário do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

O equipamento de última geração foi importado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), que acompanhou todo o processo de identificação de fornecedores, negociação, pagamento, transporte e instalação do maquinário. A entrega oficial foi realizada na tarde do dia 5, com presença de representante da Fundep. Durante a manhã, o planetário foi apresentado à mídia mineira, em uma coletiva de imprensa, com direito à explicação sobre seu funcionamento e projeção de imagens astronômicas e vídeos na cúpula de 8,5 metros.

O planetário é o primeiro de Minas Gerais e o mais moderno do Brasil, tendo somente um similar, instalado em Feira de Santana, na Bahia. O equipamento permite observar projeções de imagens do céu, em uma tela esférica de 360 graus, seja de qualquer local do planeta ou em qualquer época – passado, presente ou futuro. O astrônomo e professor da UFMG Renato Las Casas apresentou o projeto à imprensa ao lado da curadora do Espaço, professora Patrícia Kauark e dos técnicos alemães e brasileiros responsáveis pela instalação.

FUNCIONAMENTO

O professor Las Casas explica que o funcionamento do planetário se baseia na previsibilidade dos movimentos dos astros no céu. “Sabemos, por exemplo, como um planeta se movimenta, qual a velocidade, onde ele vai estar em determinado dia e horário visto de Belo Horizonte ou de qualquer lugar. Isso nos permite fazer uma simulação perfeita do céu e projetá-la”, conta.

O equipamento é formado por duas partes. “Ele conta com uma máquina planetária clássica, que reproduz na sua cúpula o céu como visto de qualquer local do planeta, em qualquer época, e outra que consiste em dois projetores de imagens digitalizadas, como se fosse um cinema 360° – o que dá a sensação quase perfeita de tridimensionalidade”. Esse sistema digital permite, ainda, a projeção de vídeos e imagens captadas por satélites e sistemas da Nasa, por exemplo.

INAUGURAÇÃO

A data de inauguração do espaço ainda não está definida. A professora Patrícia Kauark ressalta que, além do planetário, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento vai contar com um Observatório Astronômico com telescópios de última geração importados pela Fundep e com galerias para exposições interativas sobre a história do conhecimento humano e a “aventura do homem na terra”. “O objetivo é criar um local para visitação, que desperte o interesse das pessoas pela astronomia e pela ciência em geral e que permita contribuir, também, com a formação de novos cientistas. Para isso, vamos contar com sessões gratuitas para escolas e grupos”, ressalta o professor.

:: Mais informações no site da UFMG