Fundep

Fundep participa de Seminário de Economia Mineira

Postado em Notícias da Fundep

A Fundep está investindo cada vez mais na melhoria de seu relacionamento com a UFMG e com os coordenadores de projetos e busca abrir portas para novas oportunidades. Prova disso foi a participação de representantes da Fundação no Seminário de Economia Mineira, tradicionalmente conhecido como Seminário de Diamantina, realizado entre os dias 24 e 28 de maio. O evento, organizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG, reuniu cerca de 600 pessoas, entre professores, pesquisadores, alunos e profissionais da área e buscou congregar estudiosos que têm Minas Gerais como objeto de estudo.

Integrantes das Equipes de Negociação e de Gestão de Projetos, da Gerência de Atendimento a Projetos (GAP), participaram das atividades e representaram a Fundep no Seminário. Segundo a analista de negócios Janayna Ferreira Gomes, o estande da Fundação, montado no local, tinha como objetivo ser um local para articulação de contatos e identificação de possibilidades de novos projetos e parcerias, além de ser um importante local para recepção e aproximação com os professores da UFMG e demais participantes. Para ela, o resultado foi positivo, pois, além de apresentar a Fundep, era feito um trabalho de esclarecimento sobre o que realmente é a Fundação, como funciona e quais serviços e diferencias oferece aos parceiros. “Além de um trabalho de articulação e relacionamento, foi um espaço para dar visibilidade à instituição”, conta Janayna.

Proposta de aproximação

As analistas de projetos Eidy Souza Reis e Bruna Gracielle Ribas também tinham uma importante missão no Seminário: a aproximação com os coordenadores de projetos da área das Ciências Econômicas, dos quais elas são responsáveis por acompanhar as iniciativas.  Segundo Eidy, a ideia da participação no evento surgiu do presidente da Fundep, professor Marco Crocco. “Além de prestigiar o Seminário, organizado por professores, e do qual muitos coordenadores participam, o objetivo era promover uma aproximação com esses pesquisadores e com seus trabalhos, visto que, na maioria das vezes, nossa interlocução se dá somente por telefone e email”, afirma.

A ida ao Seminário faz parte, também, de um esforço de articulação da GAP com os coordenadores de projetos. A área vem desenvolvendo um programa de relacionamento que busca estreitar laços e tornar o contato com a Fundep mais acessível e ainda mais personalizado. “A ideia é que os analistas acompanhem mais de perto o desenvolvimento dos projetos e possam entender seu funcionamento. Com a nova estrutura, temos tentado fazer ao menos uma reunião semanal com professores”, detalha Bruna.

Durante o evento as analistas buscaram identificar os coordenadores de projetos, se apresentar, colocar os serviços da Fundep à disposição e agendar reuniões de alinhamento.