Fundep

Fundep promove webinar sobre Lei do Bem e Lei da Informática

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Fundep, Embrapii, Anpei e ABGI se reúnem para discutir as oportunidades dos incentivos fiscais que funcionam como ponte entre indústrias e centros de pesquisa. Participe gratuitamente no dia 3/12, a partir das 18h

 

Na próxima quinta-feira (3), a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) promove em seu canal no Youtube, o Webinar Lei do Bem e Lei da Informática, das 18h às 19h30. A proposta é mostrar como as duas leis são essenciais para a inovação e como podem alavancar a competitividade das empresas, por meio da isenção de impostos, a promoção de incentivos e o desenvolvimento do setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Diante do contexto de pandemia, do avanço da prestação de serviços em plataformas digitais, das trocas de informação em âmbito virtual, e, da iminente chegada dos dispositivos em 5G ao país, o debate sobre o tema se intensifica como uma forma de entender suas oportunidades e como os relacionamentos entre indústrias e centros de pesquisa podem ser estreitados, impactando a produção de bens de maior valor agregado.

Para a CEO da ABGI Brasil, Maria Carolina Rocha, além das legislações beneficiarem as empresas, que aumentam a produtividade e a competitividade, elas ajudam no fomento da pesquisa e inovação no país. “Do investimento obrigatório em atividades de P&D previstos na Lei da Informática, pelo menos 1,44% precisa ser usado em parceria com centros de pesquisa credenciados junto ao Ministério. Isso tem fomentado o crescimento e surgimento de muitos centros, sendo uma parte relevante deles no Norte e Nordeste do país”, explica.

Para Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias da Fundep, faltam informações tanto sobre a forma de acessar as vantagens tributárias quanto sobre os possíveis ganhos na realização desse tipo de aposta. “Acredito que o desenvolvimento do ecossistema brasileiro de inovação será um diferencial competitivo para o país em médio prazo. Mas para isso, é preciso vencer algumas barreiras, como a do desconhecimento. Sabemos que só 1% das empresas que têm potencial para utilizar a Lei do Bem, por exemplo, a utilizam”, ressalta.

 

Conexão para o avanço da PD&I

Para discutir esse cenário, abordando de forma prática o funcionamento das duas leis e as oportunidades para a indústria e os Institutos de Ciência e Tecnologia, a Fundep recebe três instituições especialistas na temática: a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e a consultoria estratégica em inovação, ABGI.

A Lei do Bem (11.196/05), criada em novembro de 2005, tem o objetivo de instituir incentivos fiscais a empresas de qualquer setor que realizarem Pesquisa & Desenvolvimento em inovação tecnológica. Já a Lei da Informática (8.248/1991) estimula a competitividade e a capacitação técnica de empresas produtoras de bens de informática, automação e telecomunicações por meio de incentivos fiscais.

 

Webinar Lei do Bem e da Informática | Incentivos fiscais para o avanço da PD&I

Quando? 3/12, das 18h às 19h30

Onde? A transmissão será realizada no Youtube da Fundep (bit.ly/youtubefundep)

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/fundep-webinar