Fundep

Finep comemora 53 anos e é destaque do programa “Ciência é Tudo”, da TV Brasil

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

O programa “Ciência é Tudo”, da TV Brasil, destacou no último sábado (25)  os avanços de iniciativas brasileiras no enfrentamento à Covid-19: testes clínicos, vacinas e medicamentos que têm sido objeto de pesquisas fomentadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Os testes em massa são uma das estratégias mais indicadas e realizadas no mundo para conter a propagação do coronavírus. No Brasil, projetos desenvolvem testes para diagnóstico da Covid-19 com tecnologias inovadoras, de baixo custo e resultado rápido. Na busca por vacinas, os estudos brasileiros avaliam impactos da administração de imunizações já existentes, enquanto outras pesquisas buscam desenvolver antígenos com partículas semelhantes ao vírus. Já na busca por uma medicação eficaz, entre as apostas está o reposicionamento de fármacos e a identificação de novas estratégias terapêuticas.

 

53 anos de atuação

A Finep chega aos 53 anos de atuação atenta aos anseios do Brasil: colocou mais de R$ 1 bilhão para projetos de prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19. O presidente da Finep, Waldemar Barroso, participou do programa compartilhando sobre as mais de cinco décadas de protagonismo da financiadora na formulação e indução de políticas públicas fundamentais para o país.

A Fundep é parceira da Finep de longa data, atuando no processo de gestão de recursos para o desenvolvimento de pesquisas e reconhece sua importância para o fomento científico-tecnológico do país.

Assista o programa:

Com informações do Portal TV Brasil