Exposição do Observatório Nacional promove viagem no tempo e espaço no Museu Histórico Nacional

Postado em Eventos C,T&I

Em comemoração aos seus 190 anos, o Observatório Nacional realiza a mostra “Observatório Nacional – 190 anos: uma viagem no tempo e no espaço”, que acontece no Museu Histórico Nacional, centro do Rio de Janeiro. A abertura será no dia 23 de novembro, às 14h30.

O Brasil ainda vivia seus primeiros anos como país independente, quando D. Pedro I determinou a criação do Observatório Nacional, para prestar serviços e constituir as bases científicas da jovem nação. A primeira sede do então Observatório Astronômico foi na Ladeira da Misericórdia, no extinto Morro do Castelo, estrategicamente posicionado próximo ao porto.

Quase dois séculos após sua fundação, o ON retorna ao centro da cidade. O Museu Histórico Nacional abre suas portas a uma das instituições pioneiras na ciência brasileira.  A exposição apresenta os principais marcos institucionais ao longo da história do ON e também as pesquisas realizadas atualmente, que projetam o Observatório Nacional como referência mundial nas áreas de astronomia, geofísica e metrologia em tempo e frequência.

A mostra é resultado também da parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), instituição de pesquisa voltada à memória da ciência, e que cedeu peças de seu acervo para exibição durante a exposição. A exposição contou ainda com o apoio do Instituto Nacional de Tecnologia, que fez o modelo tridimensional do asteroide Chariklo, um dos temas da mostra.

A exposição fica em cartaz até o dia 25 de fevereiro de 2018.

Exposição “Observatório Nacional – 190 anos: uma viagem no tempo e no espaço”

Museu Histórico Nacional

Praça Marechal Âncora s/n°, Centro, Rio de Janeiro/RJ

23 de novembro, às 14h30

Visitação

24 de novembro de 2017 a 25 de fevereiro de 2018

Terça a sexta-feira, das 10h às 17h30

Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h

Ingressos:

Inteira: R$ 10,00

Meia-entrada: R$ 5,00

Pessoas com idade até 21 anos e a partir de 60 anos; Pessoas com deficiência e seu acompanhante; Estudantes de escolas particulares; Estudantes de universidades particulares e públicas

Gratuidades:

Crianças até dois anos de idade; Estudantes e professores das escolas públicas; Sócios do ICOM – International Council of Museum; Servidores do IBRAM e do IPHAN; Estudantes de Museologia; Guias de turismo; Artistas plásticos associados às organizações SINAP-ESP e AIP.

Observações:

Aos domingos a entrada é franca.

Parceria Fundep

O Observatório Nacional integra o portfólio de instituições apoiadas pela Fundep. A parceria se iniciou em novembro de 2012.

Com informações do Observatório Nacional