Fundep

Mineração: inovações, tendências e oportunidades

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Evento aborda desenvolvimentos tecnológicos do setor mineral, reunindo especialistas e pesquisadores de renome internacional e nacional
Dia 5 de novembro, no Museu das Minas e Metais, em BH
Inscrições gratuitas; vagas limitadas

Um dos principais setores da economia brasileira, a mineração exerce grande influência nas atividades industriais, é um potente suporte financeiro do país, responsável por quase 5% do PIB nacional e 17% do PIB industrial (dados de 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Nesse contexto, Minas Gerais é protagonista, por ser o maior produtor de minério do Brasil, seus diferenciais e sua riqueza também de capital intelectual e científico.

Recentemente, Minas ganhou destaque na Rússia. A startup mineira MiningMath conquistou o primeiro lugar no Concurso de Desafios Técnicos e Soluções de Mineração MineTech, realizado em Moscou, com uma tecnologia inovadora voltada à simulação de cenários para embasar decisões estratégicas na área de mineração. Utilizando técnicas modernas de programação, o software SimSched combina uma grande quantidade de variáveis que vão desde aspectos geológicos até dados econômicos e restrições legais, ambientais e sociais, que resultam em uma análise sofisticada de risco e promove eficiência para a mineração.

Reunindo os desenvolvedores dessa premiada ferramenta – Alexandre Marinho e Fabrício Ceolin, ex-alunos da UFMG – e especialistas internacionais e referências nacionais, Belo Horizonte vai receber o evento Creating Value in Mining, no dia 5 de novembro, no Museu das Minas e do Metal Gerdau, na Praça da Liberdade.

Evento: Criando valor na mineração

Integrando a programação da FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia – Festival, o encontro conectará pesquisadores, professores, estudantes, gestores, empresários e profissionais da área com uma programação abrangente, que promoverá reflexões para uma atuação mais sustentável, otimização de processos e melhorarias no desempenho da mineração por meio do uso de tecnologias inovadoras, como requer a indústria 4.0.

“O ambiente tecnológico atual, que combina tecnologia como aprendizado de máquinas (machine learning), big data e computação na nuvem, permite que se tenha uma mineração cada vez mais moderna e eficiente tanto do ponto de vista produtivo quanto dos impactos gerados ao meio ambiente e à sociedade”, comenta o especialista em Ciência da Computação, Fabrício Ceolin, um dos cofundadores da startup mineira MiningMath, responsável pela realização da conferência.

Na parte da manhã, uma sessão internacional, com foco na otimização de estratégias por meio da ciência de dados. A conferência terá a presença de Alexey Tsoy, economista; de Juan Camus, chileno PhD em engenharia de mineração; Luiz Martinez, PhD em finanças e economia de minerais; e Constantino Seixas, MSc em automação industrial. Inscrições aqui.

Na parte da tarde, com agenda em português, uma rodada de oportunidades. Serão apresentados projetos voltados para o segmento, envolvendo áreas de pesquisa, ensino, inovação e gestão de projetos da mineração, com pesquisadores da UFMG confirmados:   Rochel Lago (INCT Midas); Wagner Meira (INCT-Cyber); José Marcos Nogueira e Alexandre Salles da Cunha (Departamento de Ciências da Computação UFMG); Geraldo Robson e Maurício Cardoso de Souza (UFMG) e Wagner Rodrigues (Centro de Microscopia UFMG).

Conexão entre ciência e sociedade

A Fundep – Fundação de apoio da UFMG e outras importantes instituições de ciência, tecnologia e inovação do país –, atua como ponte conectora do conhecimento gerado pelos pesquisadores aos segmentos da sociedade, participa da agenda. Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias da Fundep, apresentará cases de conexão entre pesquisa e mercado. Confirme sua presença gratuitamente neste link.

Além da startup MiningMath e da Fundep, a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, o evento se tornou possível por meio dos programas SEED/MG e HUB Digital/MG da SEDECTES, e das organizações CSA Global (UK), InnovaMine (Chile), R&O Analytics (Austrália), J.Mendo Consultoria, Accenture, Consulado da Inglaterra e Irlanda do Norte, MMGerdau Museu Gerdau das Minas e do Metal, SIMI, Sistema FIEMG, Crea-MG, WeWork, Techmall e Industrial LAB.


PROGRAMAÇÃO CONFIRMADA

Sessão internacional – manhã  

8h – Accreditation and Networking

9h10 às 9h20 – Accenture: Digitisation for Mining
Constantino Seixas, MSc.

9h20 às 9h50 – InnovaMine: Value Creation in Mining Businesses
Juan Camus, Ph.D.

9h50 às 10h30 – Optimisation of Mining Enterprise Strategy
Alexey Tsoy, CSA Global

10h30 às 11h – Coffee Break and Networking

11h às 11h40 – Risk Assessment Technology for Mining
Luis Martinez, Ph.D., R&O Analytics

11h40 às 12h10 – InnovaMine: Cases in Real Mining Projects
Juan Camus, Ph.D.

12h10 às 12h30 – Closure: Means to Implement in your Own Enterprise

12h30 às 13h – Networking

Referências nacionais – tarde

14h30 às 15h30 – Unidade Embrapii: sistemas ciberfísicos aplicados à Mineração
Ciência dos dados
 Wagner Meira, INCT-Cyber
Internet das Coisas – José Marcos Nogueira, DCC UFMG
Otimização – Alexandre Salles da Cunha; Maurício Cardoso de Souza, UFMG

15h30 às 16h – Soluções para o processamento de rejeitos
Rochel Lago, INCT Midas;
“Redes FAPEMIG Candonga e Plataforma: Pesquisa e Desenvolvimento para a destinação de subprodutos da mineração”, Fernando Soares Lameiras, CDTN
“Programa MineraAll: pré-aceleração de tecnologias para a destinação de subprodutos da mineração de ferro”, Lucas Ferreira Folgado
“A mineração e os novos paradigmas”, prof. Roberto Galery, Dep. Eng. Minas UFMG
“Instituto Nacional de Tecnologias de Rejeitos Midas”, Priscila Souza, UFMG
“Centro de Escalonamento e Aceleração de Tecnologias UFMG-SENAI”, Maria Paula Duarte, UFMG

16h às 16h15 – Microscopy Center of UFMG: tools and knowledge for mining
Centro de Microscopia UFMG – ferramentas e conhecimento para mineração
Wagner Rodrigues, Centro de Microscopia da UFMG

16h15 às 16h30 – Inovação aberta: conexões para o desenvolvimento de novos negócios
Janayna Bhering, Fundep

16h30 às 16h45 – Modelos de parcerias da UFMG para C,T&I
Nathália Radicchi, Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG