Fundep

Energia sustentável na UFMG

Postado em Notícias da Fundep

Hoje em dia, muito vem sendo discutido sobre alternativas para geração de energia, redução de consumo e de recursos ambientais e aproveitamento energético. Atentos a essa demanda, um grupo de pesquisadores da UFMG se deparou com a seguinte questão: e se a Universidade conseguisse se tornar autônoma e sustentável em termos de produção e utilização de força?

Foi assim que foi montada uma comissão para a criação de um Centro Integrado de Energia Alternativa para Geração e Consumo Descentralizado no campus Pampulha. Desenvolvido pela Escola de Engenharia da UFMG, o projeto piloto está prestes a virar realidade e prevê o aproveitamento dos recursos da Universidade ? como luz solar e eólica, água de chuva armazenada, resíduos de restaurantes, esterco da Escola de Veterinária, madeira resultante das podas de árvores etc. – para a manutenção das unidades e laboratórios do campus.

Um dos autores do projeto e líder da iniciativa é o professor Ramon Molina Valle, do Departamento de Engenharia Mecânica. O pesquisador mantém uma relação de longa data com a Fundep e é uma referência em sua área. Dentre os vários trabalhos que mantém por meio da gestão administrativo-financeira da nossa Fundação está o Centro de Tecnologia da Mobilidade (CTM), que foi destaque da edição de fevereiro do Jornal da Fundep.

O projeto piloto para aproveitamento energético na UFMG aguarda aprovação de financiamentos. Assim que sair do papel dará origem a uma série de projetos nas quais a Fundep poderá contribuir com suas competências.

A iniciativa foi destaque no jornal Correio Braziliense. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.