Fundep

Encontro para inovar

Postado em Notícias da Fundep

A Fundep e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) promoveram, no dia 1º de setembro, o “Encontro & Inovação – Apoio ao desenvolvimento da indústria”.

Realizada em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), unidades credenciadas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii),a iniciativa reuniu representantes de diversos setores, como o automotivo, cimenteiro, de química farmacêutica e de petróleo e gás.

Na pauta das discussões, soluções inovadoras para o apoio ao desenvolvimento de produtos e processos da indústria, sobretudo de pequeno e médio portes. As empresas puderam conhecer as oportunidades de investimento imediato, com recursos disponíveis e não-reembolsáveis.

“Foi muito importante promover essa aproximação do segmento industrial com as Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs), podendo gerar novos projetos e novos negócios”, avalia Magali Oliveira, da Gerência de Negócios e Parcerias da Fundep. Ela acredita que o encontro possibilitou contatos com forte potencial para agregar novos parceiros à Fundação.

O encontro contou com a participação do professor Alfredo Gontijo de Oliveira, presidente da Fundep, e do professor Pedro Vidigal, diretor de Desenvolvimento Institucional, que apresentou a Fundep ao público. Para o diretor,o evento ocorre em um momento muito oportuno. “Diante da redução dos recursos governamentais para pesquisa e desenvolvimento tecnológico e da atual crise enfrentada pelo país, torna-se um grande desafio convencer empresas a investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Entretanto, o recurso da Embrapii já se encontra disponível nas instituições e as tratativas para aprovar o projeto serão realizadas com a instituição e não com órgãos governamentais. Assim, Fundep e as unidades Embrapii apoiadas têm a oportunidade de atuarem em conjunto na captação de novos projetos e permitir que as empresas mantenham suas atividades inovativas, mesmo em ummomento de adversidade econômica”.

Parceiros Fundep

A Embrapiié qualificada como uma Organização Social pelo Poder Público Federal,tendo como responsáveis por seu financiamento o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC). A Empresa apoia e credencia instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, como o INT e o ITA, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com o setor industrial, oferecendo, assim, soluções adequadas e inovadoras para produtos e processos.

O INT atua nacionalmente junto ao setor produtivo, agregando ações ágeis e transversais,com expertise emPetróleo e Gás, Petroquímica, Química Verde, Saúde, EnergiasRenováveis, Tecnologias Sociais e Defesa. Já o ITA, instituição universitária pública vinculada ao Comando da Aeronáutica (Comaer), atua, junto à Embrapii, com ênfase em Automação da Manufatura, Manufatura Digital e Processos de Fabricação Avançados.