Fundep

Em prol das fundações

Postado em Notícias da Fundep

Órgão de representação das fundações de apoio que visa promover o aprimoramento e a troca de experiências entre suas associadas, bem como defender direitos e prerrogativas comuns a elas, o Confies conta com novos dirigentes eleitos. Escolhidos em Assembleia Geral, realizada durante o 30º Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal irão assumir mandato pelos próximos dois anos.

Escolhido como presidente do Conselho, o professor Marco Crocco, presidente da Fundep, acredita que sua eleição para o cargo demonstra o reconhecimento da Fundação e das instituições por ela apoiadas. “Trata-se da valorização da excelência de nosso modelo de gestão, bem como da qualidade e do prestígio científico que essas entidades possuem.”

Secretária executiva da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE), a professora Suzana Maria Gico Lima Montenegro foi escolhida como vice-presidente. Clique aqui e confira a lista completa dos dirigentes.

Plano de ação

A atuação da Diretoria Executiva será fundamentada em três pilares principais: diálogo com os órgãos reguladores federais sobre a necessidade de uma legislação específica para fundações de apoio à pesquisa; interlocução com as instituições de fiscalização e controle e difusão de boas práticas de gestão, permitindo o aprimoramento das atividades das associadas.

“Atualmente, as fundações, por fazerem parte do terceiro setor, estão submetidas ao mesmo marco regulatório que entidades de naturezas diversas, como as organizações não-governamentais (ONGs). É essencial que sejam observadas as particularidades da gestão de projetos de pesquisa, cujos processos, resultados e tempo de maturação são bastante específicos”, analisa o professor Crocco. “Quanto aos órgãos fiscalizadores, desejamos estabelecer uma agenda mais cooperativa e que, a partir do diálogo, possamos facilitar o entendimento entre as partes”, completa.

Participações

Entre os dias 27 e 29 de novembro, a programação do 30º Encontro do Confies contou com cinco painéis e nove oficinas, que trataram de temas relacionados à legislação vigente, boas práticas e ferramentas utilizadas no dia a dia. Com 231 inscritos de 81 fundações, o evento também foi espaço para apresentação de casos de sucesso e discussão de soluções possíveis para impasses vivenciados pelas associadas.

Diretor de Desenvolvimento Institucional da Fundep, o professor João Pinto Furtado, ministrou a oficina “Políticas de Gestão, sustentabilidade e órgãos de controle – diálogos possíveis”. Ele analisou o diálogo entre as fundações de apoio e seus órgãos controladores, salientando a dificuldade dessa relação e a necessidade de mudá-la.

Assessor Jurídico da Fundação, Bruno Teatini conduziu a oficina “Custo operacional nas Fundações de Apoio – aspectos práticos e legais”, além de representar a Fundep no Encontro dos Procuradores. Uma das palestrantes do Encontro dos Comunicadores, a assessora de Comunicação Social, Cristina Guimarães, apresentou a experiência de comunicação da Fundep, relacionando-a com o contexto das fundações e da divulgação científica.