Fundep

Edital de Inovação em Eficiência Energética

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Energia Fotovoltáica – imagem site Cemig

Efficientia, do Grupo Cemig, apresenta chamada pública para financiamento de projetos inovadores no uso consciente de energia. Apoio global de R$ 5 milhões

A Efficientia, empresa de soluções energéticas do Grupo Cemig, vai lançar edital que busca propostas de produtos e serviços inovadores que promovam a conservação e o uso consciente de energia elétrica e que ainda estejam em processo inicial de comercialização, para serem implantados como projetos-pilotos na área de concessão da Cemig Distribuição. Na análise desses projetos, serão priorizados os interesses da Efficientia, além do desenvolvimento econômico, social e ambiental.

De acordo com o gerente de Engenharia e Comercialização da Efficientia, Ricardo Dimas, projetos de eficiência energética contribuem para a preservação do meio ambiente, pois “sua implementação posterga a necessidade de ampliação do sistema elétrico para atendimento aos novos clientes, diminuindo os impactos ambientais inerentes a esta atividade”.

Para viabilizar os projetos, o edital vai disponibilizar o valor total de R$5 milhões. O apoio financeiro tem caráter não reembolsável, ou seja, os proponentes não precisarão restituir os recursos investidos, desde que comprovem a sua correta aplicação. Os produtos e serviços que atenderem aos critérios técnicos e financeiros serão explorados em parceria comercial com a Efficientia.

Além da possibilidade de desenvolverem os projetos a custo zero, os proponentes poderão contar com o know-how do grupo Cemig no desenvolvimento de soluções e na certificação de resultados, com o aumento da visibilidade do produto ou serviço e com a associação à marca Cemig.

Fonte: Site Cemig