Fundep

Dezenas de manifestações de solidariedade

Postado em Notícias da Fundep
Comunidade se reuniu em abraço simbólico ao prédio da Reitoria na última quarta-feira (6/12/2017) Foto: Foca Lisboa / UFMG

Instituições e personalidades criticaram a operação da PF que conduziu coercitivamente dirigentes da Universidade

Desde a última quarta-feira, dia 6, a UFMG vem recebendo dezenas de manifestações de apoio de instituições, coletivos, fóruns, organizações civis, entidades educacionais e personalidades por conta de operação deflagrada pela Polícia Federal, que determinou a condução coercitiva de dirigentes da Universidade.

A operação foi repudiada, entre outros, pela ex-presidente Dilma Rousseff, pelo compositor João Bosco, autor da canção O bêbado e a equilibrista, cuja expressão Esperança equilibrista batizou a operação, pela seção Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pela Associação Nacional dos Dirigentes das Universidades Federais (Andifes) e pelas universidades federais da Bahia, do Rio de Janeiro, de Pelotas, do Ceará e do Paraná.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), órgão do Ministério Público Federal declarou, em nota, que acompanha com “preocupação” o andamento da investigação. “Embora a PFDC repudie o uso indevido de recursos públicos em qualquer hipótese, reforça que a implementação do Memorial da Anistia Política constitui parte da política pública de justiça de transição e sua conclusão é indispensável para a preservação da memória sobre as graves violações aos direitos humanos perpetradas durante a ditadura militar no Brasil e a resistência que milhares de cidadãos ofereceram ao autoritarismo no País”.

Os dirigentes da UFMG conduzidos coercitivamente também receberam a solidariedade de um grupo de 11 ex-reitores e ex-vice-reitores e da própria comunidade universitária, que promoveu abraço simbólico ao prédio da Reitoria no mesmo dia da operação. Leia abaixo algumas manifestações divulgadas nos últimos dias. Todas as notícias publicadas sobre o assunto podem ser lidas em Memorial da Anistia.

Dilma Rousseff: operação faz ‘referência traiçoeira ao Hino da Anistia’

João Bosco reprova alusão ao ‘Hino da Anistia’ em nome de operação da PF

Boaventura manifesta solidariedade e diz que UFMG está na ‘linha de frente da resistência’

Em manifesto, intelectuais propõem defesa do estado de direito e das universidades públicas

SBPC conclama comunidade a defender a democracia e as instituições públicas

UFBA afirma que universidade brasileira está ‘ameaçada por ventos sombrios’

UFRJ: práticas incompatíveis com a democracia não podem ser banalizadas

Andifes denuncia ‘ilegalidade da medida’

UNE: ‘Estado policialesco’ ataca pesquisa e autonomia universitária

Para Comissão da Verdade, ação criminaliza segmento que se opõe ao autoritarismo

Profusão de conduções coercitivas deturpa princípio do estado de inocência, diz OAB Minas

Fonte: UFMG