Fundep

Orientações e medidas da Fundep, com foco na segurança e proteção de todos

Postado em Notícias da Fundep

Senhores(as) coordenadores(as) de projetos e parceiros,

A Fundep está fortemente comprometida com os esforços de enfretamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para a Fundação, é uma prioridade preservar a saúde dos colaboradores, pesquisadores, professores e demais parceiros; além de contribuir para o combate à proliferação da doença e a redução da curva de contágio na sociedade.

Em consonância com as políticas e recomendações das autoridades públicas, e em alinhamento ao seu propósito e valores institucionais, a Fundep está se organizando para minimizar impactos na atuação diante desse cenário e comunica as medidas abaixo.

Tramitação de documentações Com atenção aos impactos nos fluxos com documentações físicas, a Fundep receberá os documentos necessários para processamento das demandas em formato digital, ficando pendente o encaminhamento da via impressa original, para atendimento às exigências dos financiadores e órgãos de controle na prestação de contas.Os documentos, devidamente assinados, deverão ser enviados para os analistas responsáveis pela gestão do seu projeto na Fundep.Em caso de dúvidas para verificar o contato, basta acessar o Espaço do Coordenador.

 

Importações e exportaçõesMercado cambial: a forte desvalorização do Real e as altas oscilações estão impactando as negociações comerciais e o fluxo de pagamentos. Entendemos que o cenário atual é diferente de quando foi realizada a Solicitação de Importação e os analistas Fundep estão alinhando junto aos coordenadores para tomadas de decisão em conjunto.Frete marítimo: possível falta de equipamentos no mercado marítimo, em âmbito global. Junto com os parceiros logísticos, a Fundep está acompanhando o fluxo de cargas e realizando acordos de espaços de armazenagem em caso de necessidade de armazenagem previamente à exportação.Frete aéreo: cancelamento geral de voos comerciais e alguns com previsão de retorno somente em maio/2020. Está previsto gargalo no volume de importação da China. Nos EUA e na Europa, a Fundep está monitorando rotas alternativas.Fornecedores: identificamos atrasos na prontidão de algumas ordens já firmadas, dificuldade de negociação frente ao cenário mundial de isolamento social e falta de peças relatada pelos fabricantes, principalmente da China. Os casos estão sendo tratados de forma individual e serão comunicados aos coordenadores.Armazenagem e transporte rodoviário: em monitoramento. Solicitamos que os coordenadores nos informem em caso de local de entrega indicado no Pedido de Importação esteja impossibilitado de receber a carga. Escreva para: importacao@fundep.com.brConfira esses tópicos na íntegra no Espaço do Coordenador.

 

Compras nacionais – suprimentos, logística e pagamentos aos fornecedoresFornecedores de todo Brasil estão comunicando sobre redução ou paralisação das atividades comerciais. Nesse sentido, as solicitações de compras podem sofrer atrasos, desde a cotação ou mesmo a não efetivação junto ao fornecedor. Assim, também poderá haver impactos nas entregas dos pedidos, pois muitos locais de recebimento dos itens estão fechados. Essa questão, por sua vez, interfere na autorização de pagamento ao fornecedor dentro da vigência do projeto.Pedidos para UFMG Campus Pampulha (BH/MG): a Fundep está recebendo as mercadorias para posterior envio ao destino final e está autorizando o processamento da nota fiscal após conferência dos itens recebidos.Pedidos para outros locais: as tentativas de entregas estão sendo realizadas pelos fornecedores. A equipe da Fundep está tratando pontualmente em caso de problemas.Autorização de pagamentos pendentes: aos coordenadores que já receberam suas entregas, solicitamos que realizem a autorização de pagamentos o mais breve possível pelo Espaço do Coordenador.Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: logistica@fundep.com.br, com o número do projeto e pedido.

 

Atendimento prioritário a projetos da área da Saúde (coronavírus) – pedidos urgentes Nessa mobilização mundial, a Fundep está priorizando as demandas de projetos que, direta ou indiretamente, estão relacionadas à questão do Coronavírus.Pedidos urgentes: solicitamos aos coordenadores que, ao criarem pedidos de aquisição ou contratações urgentes, seja anexada a justificativa para a urgência da contratação para que possamos dar a maior agilidade possível às aquisições, em especial as demandas referentes ao Coronavírus. Confira, no Espaço do Coordenador, essa orientação na íntegra.

 

Pessoal de projetosNa Fundep, estamos atentos às mudanças diante dessa calamidade pública para que o trabalho da nossa equipe seja aproveitado da melhor forma, seguindo as normatizações emergenciais publicadas, como a Medida Provisória 927 de 22/03/2020.Nos projetos, contamos com equipes alocadas e os(as) senhores(as) conduzem diretamente as atividades desses times. Os coordenadores são os responsáveis técnicos pelos profissionais dos projetos e devem avaliar os impactos das medidas contingenciamento referentes às jornadas e aos vínculos de trabalho. Solicitamos que procurem seus analistas o quanto antes em caso de interrupção ou necessidade de orientação.Entendemos os impactos que a ciência tende a passar nesse período e estamos juntos pensando soluções que mantenham nossos pesquisadores e a ciência ativa, dentro do possível, evitando medidas como o desligamento neste momento, minimizando o prejuízo ao pesquisador. É certo que essa crise trará prejuízos a todos nós. Mas acreditamos que somando esforços e ideias, poderemos minimizar esses impactos na ciência e aos pesquisadores, juntos.

 

Prestação de contas – Financiadores Frente à esta situação, a Fundep compreende que pode haver impacto no prazo de prestações de contas, considerando que a documentação dos projetos ainda é física, necessitando da presença dos colaboradores, na sede da Fundep.Assim, a Fundação está buscando alinhamentos junto aos órgãos financiadores, solicitando postergação do prazo de envio das prestações contas pendentes, bem como prorrogação do prazo de vigência dos projetos que estão encerrando nos próximos meses.

 

Outras medidas já tomadas – atividades dos colaboradores Fundep sede: – Colaboradores da Fundep Sede estão trabalhando no modelo home office (atendimento remoto, resguardados em suas respectivas casas), orientados aos cuidados excepcionais para a segurança das pessoas do convívio.Em caso de necessidade de ausência temporária, os colaboradores orientarão, via mensagem de retorno no e-mail, os contatos para o atendimento.- Viagens a trabalho estão suspensas, assim como visitas e reuniões presenciais.- Priorizaremos contatos e alinhamentos a distância via áudio ou videoconferência.

Especificações na íntegra das medidas dessas atividades/processos estão disponíveis no Espaço do Coordenador, sessão “Informativos”.

A Fundação ressalta o compromisso com o atendimento e permanece em atividade, monitorando este cenário. Novas medidas serão informadas oportunamente.

Seus analistas de projetos estão à disposição, via e-mail e celular, para esclarecimentos e apoio.

Sem fake news 

Seguiremos atentos às notícias sobre o novo coronavírus. No site da Fundep – www.fundep.ufmg.br –compartilhamos as principais reportagens, com pesquisadores parceiros da Fundação que são referências nacionais no tema. A UFMG, nossa instituição credenciada, lançou uma página dedicada à divulgação sobre o novo coronavírus – https://ufmg.br/coronavirus –, para disseminar conhecimento científico e publicações verificadas, alertando, ainda, a população para a atenção às notícias falsas.

Vamos juntos, aprendendo a ampliar os cuidados e a atuar ainda mais de forma colaborativa, com responsabilidade, informação e consciência social.