Fundep

Contato internacional

Postado em Notícias da Fundep

Durante visita à Fundep, a vice-reitora e vice-presidente associada de Assuntos Internacionais da Universidade de Alberta, Britta Baron, e o gerente regional de Relações Internacionais nas Américas da universidade, Cristian Gonzalez-Paez, conheceram o trabalho desenvolvido pela Fundação e algumas das linhas de pesquisa mantidas pela UFMG.

Em 30 de novembro, Britta e Cristian compartilharam experiências com profissionais da Fundep sobre linhas financiamento, oportunidades para intercâmbio entre estudantes e realização de trabalhos em conjunto. A reunião foi espaço para a Fundação apresentar sua expertise em gerenciamento de projetos.

Na mesma data, representantes da Universidade de Alberta e da Fapemig assinaram um contrato para ampliar a parceria entre as instituições, com vistas ao projeto de ecologia e funcionamento das matas secas nas Américas, desenvolvido em conjunto com a UMFG e com gestão administrativo-financeira da Fundep. O acordo prevê também a busca de parcerias no Estado para a realização de novos projetos e o incentivo ao intercâmbio entre a universidade canadense e instituições mineiras de ensino superior.

Espaço para crescer

“Esse foi o primeiro contato do setor de negociação com a Universidade de Alberta, mas esperamos estabelecer parcerias no futuro”, afirma Vanessa Moreira Xavier, da Gerência de Negócios.

Também participaram pela Fundep a gerente de Negócios, Anna Sophia Candiotto, e o analista de negócios Bruno Rafaelle do Monte. Estiveram presentes, ainda, os professores da UFMG Marco Aurélio Romano Silva, pró-reitor Adjunto de Pesquisa; Geraldo Wilson Fernandes, titular do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB); Flávio de Lemos Carsalade, diretor da Escola de Arquitetura; e Janetti Nogueira de Francischi, vice-diretora do ICB.

Os participantes assistiram à apresentação da vice-reitora Britta Baron sobre o programa de excelência em P&D da universidade, voltado para áreas de estudo como Virologia, Saúde Pública, Diabetes, Nanoestruturas, Novos Materiais, Nanotecnologia, entre outras, além do Centro Interdisciplinar da Ciência.