Fundep

Retrospectiva Fundep – Conexões para o avanço da pesquisa, ensino e inovação

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Em 2019, os brasileiros mostraram que acreditam na ciência nacional. Segundo a quinta edição da Pesquisa Percepção Pública da Ciência & Tecnologia no Brasil (CGEE), 73% das pessoas acham que a ciência e a tecnologia trazem benefícios para a sociedade e 90% querem mais investimentos para os setores. Parte ativa deste cenário, a Fundep teve um ano de conexões a favor da pesquisa brasileira: foram 13 novos institutos de ciência e tecnologia apoiados, aumento de 51,59% de recursos captados e cerca de 4 mil projetos de pesquisa, ensino e inovação gerenciados.

São projetos que transformam o conhecimento em educação, saúde, cultura, no avanço científico-tecnológico e em vários outros benefícios para a sociedade. Exemplo dessa dimensão, em setembro deste ano, a Fundep foi nomeada como coordenadora de duas linhas do Programa Rota 2030, iniciativa do Governo Federal que estimula o desenvolvimento de inovações para o setor automotivo nacional, aumentando a competitividade das empresas e trazendo soluções para a mobilidade do país. “No Rota 2030, o papel da Fundep é promover a integração entre as demandas identificadas na cadeia automotiva e o desenvolvimento de soluções por meio de alianças estratégicas que envolvem Institutos de Ciência e Tecnologia, empresas e startups. Nesse sentido, atuamos como elo entre o conhecimento gerado nas ICTs e as demandas do mercado, buscando catalisar a velocidade com que as tecnologias impactam positivamente a sociedade”, explica Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias da Fundep. Em 2019, a Fundep participou de diversos workshops e também promoveu o programa InLAB conectando a indústria automobilística à pesquisa.

Conexões que geram resultados

Com o radar do que há de mais atual nos principais centros de Pesquisa, Ensino e Inovação do mundo, neste ano representantes do time Fundep participaram de duas imersões internacionais: na China, para compreender o ambiente de inovação e as formas de fomento para a C,T&I, conhecer mais iniciativas inovadoras e realizar conexões e networking; e nos Estados Unidos, para conhecer sobre o ecossistema americano de inovação com foco em áreas como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Manufatura Avançada, Novos Materiais e Dispositivos Médicos.

No Brasil, a Fundação participou de importantes eventos, discutindo a importância da pesquisa nacional para a sociedade, como TEDx Itabira; o festival de popularização da ciência, Pint of Science; a Conferência ANPEI de Inovação; o XII Faipes – Encontro Anual de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais; o HackTown Santa Rita do Sapucaí; o 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; e o Exposibram, uma das maiores exposições de mineração da América Latina.

Todas essas conexões impulsionaram soluções criativas para as diversas necessidades do cenário brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento. Entre elas, destaca-se o lançamento do Outlab, uma iniciativa pioneira para desenvolver o potencial comercial de laboratórios e impulsionar a interação universidades e empresas. A primeira edição, realizada entre julho e setembro de 2019, foram 27 laboratórios de pesquisa desenvolvidos e o programa movimentou cerca de R$ 1 milhão em contratos e parcerias; e o Hackabloco Risoleta Neves, maratona de desenvolvimento de soluções para melhorar os processos no Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), que tem atendimento 100% SUS.

Para o presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira, todo esse movimento é reflexo de uma instituição aberta para o aprendizado constante. “Atenta às oportunidades do cenário de Pesquisa, Ensino e Inovação, a Fundep está propondo soluções criativas e desafiadoras para os pesquisadores. Assim, nos tornamos cada vez mais relevantes para as instituições que apoiamos e para o desenvolvimento científico-tecnológico do país”, finaliza o presidente.

Conheça as novas instituições apoiadas pela Fundep:

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA)

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI)

Instituto Chico Mendes (ICM-BIO)

Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL)

Serviço Geológico do Brasil (CPRM)

Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP)

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD)

Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)