Fundep

Com UFMG TALKS, Universidade abre espaço para conversa informal e dinâmica entre pesquisadores e sociedade

Postado em Eventos C,T&I

Destacando a presença do conhecimento científico produzido na UFMG no dia a dia das pessoas, a Universidade e o Banco do Brasil dão início, na próxima segunda-feira, 10 de junho, ao projeto UFMG TALKS. A cada mês a proposta levará temas de interesse público à agenda do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que fica na Praça da Liberdade nº 450. Para essa primeira edição, que acontece às 19h no teatro do CCBB-BH, serão convidados os professores Sandra Goulart Almeida, da Literatura, e Sérgio Pena, da Genética, para responder conjuntamente à questão Quem somos nós, os brasileiros?

O evento terá entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início. O principal objetivo da proposta é convidar o público para uma conversa informal e dinâmica com pesquisadores e professores da UFMG. Após a exposição de cada especialista abre-se para participação do público presente no CCBB-BH. O programa, de cerca de 55 minutos de duração, poderá ser acompanhado posteriormente, pela playlist UFMG Talks no canal no YouTube da TV UFMG.

Convidados da edição
Sandra Regina Goulart Almeida, atual reitora da UFMG, é professora na instituição pela Faculdade de Letras. Graduada pela UFMG (1986), é mestre (1990) e doutora (1994) pela University da Carolina do Norte em Chapel Hill. Atua na área de Literatura Comparada e Literaturas de Língua Inglesa, dedicando-se principalmente aos seguintes temas de pesquisa: literatura contemporânea, literatura pós-colonial, tradução cultural, literatura produzida por mulheres, crítica feminista, estudos da diáspora e do espaço na literatura contemporânea.

Sérgio Danilo Junho Pena, professor da UFMG no Departamento de Bioquímica e Imunologia, é graduado pela Faculdade de Medicina da UFMG (1970). Fez doutorado no Department of Human Genetics da University of Manitoba, Canadá (1977). Atualmente é diretor do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina e diretor científico do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais (Gene) e da Gene-Genealógica Central de GenoTipagem de Animais. Atua na área de Genética, com ênfase em Genética Humana: diversidade genômica e evolução humana, formação e estrutura da população brasileira.

UFMG TALKS
Da física quântica e vacinas à neurociência, passando pelos estudos sobre a criminalidade, tangenciando a arte e as manifestações culturais e aportando na inteligência artificial, o projeto UFMG TALKS não estabelecerá fronteiras para áreas de conhecimento. Em um espaço aberto e democrático, a ciência e a pesquisa desenvolvidas pela UFMG ganham visibilidade e apresentam sua contribuição ao desenvolvimento do país, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, do bem-estar e da qualidade de vida.

O UFMG TALKS é um projeto de aproximação da Universidade com a sociedade coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq-UFMG), realizado em parceria com o Centro de Comunicação da UFMG e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). De periodicidade mensal, constitui-se de uma série de exposições de curta duração, que abordarão temas atuais e de interesse amplo da sociedade, evidenciando e sua importância para o desenvolvimento tecnológico e social.

Os palestrantes de cada edição serão tanto pesquisadores da Universidade quanto convidados reconhecidos em nível regional, nacional e internacional, com capacidade reconhecida para discorrer sobre ciência e tecnologia. As apresentações terão duração de cerca de 15 minutos, com linguagem simples e acessível a toda a população. Cada encontro contará com palestras de dois especialistas e uma rodada destinada a perguntas dos espectadores presentes.

A partir da parceria estabelecida com o CCBB, a UFMG contará com um espaço de grande visibilidade e infraestrutura para levar o debate acadêmico para fora dos campi universitários, reforçando o compromisso com a ampliação do alcance das comunicações científicas. A proposta também estabelece base para um diálogo pautado em linguagem diferente daquelas usuais ao meio acadêmico, visando a possibilidade de ampla compreensão pelo público.

Serviço
UFMG TALKS
Data: 10 de junho
Hora: 19 horas
Local: Teatro do CCBB, Praça da Liberdade
Entrada gratuita. Ingressos serão distribuídos a partir de 18h
Telefone da bilheteria do CCBB: 3431-9503