Fundep

Ciência e empreendedorismo é tema de meetup das iniciativas de inovação da Fundep e UFMG

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Encontro reúne iniciativas da UFMG em parceria com o MM Gerdau

Ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo são grandes braços/fundamentos para o desenvolvimento econômico e social de um país. Para apresentar todo o potencial por eles disponibilizado, vem aí o Meetup Ciência Empreendedora, um encontro dedicado à conexão e troca de experiências entre empreendedores e pesquisadores, em uma parceria da Fundep, UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais e do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

O objetivo é discutir como agilizar e fortalecer a transposição da pesquisa científica para práticas empreendedoras e mostrar o enorme potencial transformador dessa sinergia e a sua relevância para o benefício da sociedade.

Este encontro integra a programação de eventos que antecedem o Lemonade 16 e o Outlab 2ª edição. O Lemonade é um programa de aceleração de startups cujo objetivo é auxiliar no desenvolvimento de novos negócios e está com as inscrições abertas para sua 16ª edição. Já passaram pelo programa cerca de 400 startups e mais de 1000 empreendedores.

Já o Outlab, que terá sua 2ª edição em breve, é um programa pioneiro de aceleração exclusivo para laboratórios de pesquisa, tendo recebido 25 laboratórios da UFMG em seu 1º ciclo, realizado em 2019. Ambas iniciativas co-realizadas pela Fundep e pela UFMG.

Painel
Participam do painel no evento:
Bráulio Magalhães – Professor do Departamento de Cartografia da UFMG. Possui Doutorado e Mestrado em Análise Ambiental pela UFMG, com desenvolvimento de pesquisas utilizando Sistemas de Informações Geográficas e Geodesign aplicados ao Planejamento Urbano e Cidades Inteligentes. É Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq de Longa Duração em Cidades Inteligentes. Foi o idealizador, fundador e atual coordenador do Laboratório de Geotecnologias – GeotecLab.
Letícia Braga – bióloga, PhD em oncologia experimental, co-founder e CEO da Oncotag, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de biomarcadores oncológicos que conecta o paciente ao tratamento correto.
Matheus Azzi – graduado em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrando em inovação tecnológica e propriedade intelectual pela mesma instituição. Possui experiência em Modelagem de Negócios, Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial, além de experiência com Planejamentos Estratégicos e modelagens econométricas.
Nathália Domingues – advogada e atualmente atua como Assessora da Coordenadoria Executiva da CTIT, com experiência em assuntos relacionados à inovação, à propriedade intelectual (proteção e acompanhamento dos pedidos de proteção junto ao INPI), à transferência de tecnologia e ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. É mestranda do Mestrado em Inovação Tecnológica  e Propriedade Intelectual na UFMG.
Inscrições

Para participar do meetup, faça a sua inscrição gratuitamente. As vagas são limitadas.