Fundep

Ciência ao alcance de todos, e também da Fundep

Postado em Eventos C,T&I

Você acaba de entrar no quarto andar do primeiro edifício do Circuito Cultural Praça da Liberdade, mais precisamente o piso “Origens”. À esquerda, um dos monitores locais apresenta a simulação do revolucionário experimento de Stanley Miller, o primeiro a comprovar que moléculas orgânicas poderiam surgir espontaneamente na Terra.

Mais adiante, uma tela exibe a evolução da vida ao longo de bilhões de anos. Apenas alguns metros depois, surge uma moderna mesa digital que convida os visitantes a arrastar e combinar moléculas, criando novas possibilidades de seres vivos.

Foi esse o cenário lúdico e interativo que os funcionários da Fundep encontraram na tarde da última quinta-feira (17/2), quando finalmente puderam conhecer de perto um empreendimento que eles mesmos ajudaram a construir: o Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

17.02.2011 – Belo Horizonte – Crédito: Joao Miranda/ Nitro – Visita da equipe da Fundep ˆàs instalaçõ›es do Museu, com apresenta‹ção de todos os setores e exposi›ções.

 

 

A convite da coordenação do museu, dez representantes das gerências de Compras (Gecom/CSC), Atendimento a Projetos (GAP) e Comunicação Social (ACS) percorreram as dependências do prédio, na exposição “Demasiado Humano”. A visita passou pelos quatro andares de galerias. “É muito gratificante chegar aqui, ver tudo isso e perceber que nosso trabalho faz parte de um projeto tão socialmente importante como esse”, comentou a gerente da GAP IV, Valéria de Paiva.

Além do piso “Origens”, o grupo da Fundep passou também pelo “Vertentes”, com exposições sobre o desenvolvimento e intercâmbio das culturas no mundo, e pelo nível “Águas”, que perpassa questões ambientais e de sustentabilidade.

No fim da excursão, os visitantes assistiram a um filme educativo no Planetário do Espaço, que mostrou constelações e apresentou as principais características dos planetas do sistema solar.

“Ficamos todos encantados. Às vezes, na retaguarda da gestão, não temos noção da profundidade do que fazemos. Agora já temos até planos de fazer visitas a outros projetos”, revela o analista da Gecom João Batista dos Santos.

Espaço TIM UFMG do Conhecimento 

As atrações que os colaboradores da Fundep conheceram fazem do Espaço um empreendimento único de acesso à cultura e conhecimento. Inaugurado em março de 2010, o museu mescla de forma simples e didática tecnologia, arte e o saber científico produzido na UFMG.

A ideia das instalações é aproximar a ciência do grande público. Para isso, são utilizadas galerias de exposições interativas, um planetário e um observatório astronômico de última geração. Na fachada do prédio, ainda há espaço para exibição de vídeos e mensagens para a comunidade.

A Fundep foi fundamental para a viabilização do museu, participando de todo o processo de planejamento e construção e gestão das atividades. Outro trabalho fundamental diz respeito à importação dos equipamentos para o planetário e para o observatório astronômico.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento fica na Praça da Liberdade e é aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 16h. Nos sábados, domingos e feriados, o horário é das 12h às 17h. O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone (31) 3409-8350.

LEONARDO RODRIGUES