Fundep

Fundep lança chamadas para projetos de inovação no setor automotivo

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Serão investidos R$ 21 milhões em projetos de Institutos de Ciência e Tecnologia em parceria com empresas e startups de todo o Brasil. Evento de lançamento será realizado em Belo Horizonte, no dia 09/03


A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) lançou três chamadas públicas do Programa Rota 2030 – iniciativa do Governo Federal para desenvolver o setor automotivo nacional – no âmbito da coordenação da linha V | Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. As chamadas irão aportar ao todo R$ 21 milhões em projetos que contemplem os eixos temáticos de bioenergia eficiente, condução segura e propulsão alternativa à combustão. A estimativa é que sejam selecionados doze projetos.

Para participar das chamadas, os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) devem submeter projetos em parceria com empresas e startups do segmento em todo o território nacional. A abrangência da proposta objetiva fomentar a interação entre grupos de pesquisa e a indústria automotiva para o desenvolvimento de novas tecnologias que atendam as metas estabelecidas no Rota 2030. “A participação das empresas em conexão com as ICTs é fundamental para fortalecer a aderência das iniciativas com as necessidades do mercado. A expectativa é que a realização dos projetos resulte em pesquisas científicas, soluções tecnológicas, capacitações técnicas e formação de recursos humanos, aumentando, assim, a competitividade do setor automotivo do país”, ressalta o professor Martín Ravetti, diretor da Fundep.

As submissões de projetos para as três chamadas poderão ser feitas pelo site da Fundep de 9 de março a  6 de abril de 2020. A previsão é que mais três chamadas sejam lançadas ainda este ano, contemplando outras frentes da linha V do Rota 2030, que conta com a coordenação técnica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Centro Universitário FEI.

submissão de propostas

Para fazer o download dos arquivos e fazer a submissão de propostas, clique aqui.

Fundep no Rota 2030

O Programa Rota 2030 estimula o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo por meio da redução de impostos e outros benefícios para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do setor.

Como coordenadora de duas linhas do Programa – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão; e Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas –, a Fundep conecta as necessidades da cadeia automotiva nacional com o desenvolvimento de inovações tecnológicas específicas, por meio da gestão de soluções e oportunidades em recursos financeiros, de capital intelectual e de infraestrutura.