Fundep

Oportunidades: editais e programas abertos

Postado em Editais

Confira editais e programas abertos para impulsionar a pesquisa, ensino e inovação em prol da sociedade.
Conte com o apoio e seja parceiro da Fundep: novosprojetos@fundep.com.br


CHAMADAS EUROPEAN GREEN DEAL – UNIÃO EUROPEIA

Investimento total de 1 bilhão de euros para pesquisas e inovações que ofereçam soluções à crise climática e ajudem a proteger o ecossistema e a biodiversidade. O objetivo é estimular a recuperação da Europa pós-pandemia, e transformar os desafios climáticos em oportunidades de inovação. As chamadas incluem oportunidades de cooperação internacional também no contexto do Acordo de Paris, bem como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Prazo para inscrições: 26 de janeiro de 2021
Projetos selecionados com início previsto para o segundo semestre de 2021.

 

Participação de Pesquisadores e Entidades brasileiras
Para estas Chamadas, as participações de pesquisadores e entidades brasileiras não receberão financiamento direto do programa Horizonte 2020. Mas é possível a participação brasileira por meio de consórcios/projetos com co-financiamento, desde que a coordenação do consórcio/projeto seja elegível para receber recursos do H2020.

As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), podem eventualmente apoiar pesquisas dos seus respectivos Estados, para receberem projetos em parceria com consórcios constituídos no âmbito das Chamadas europeias.

Mais informações no site da Confap.

 

Seleção de Projetos 2020 – Conselho Federal Gestor Do Fundo De Defesa De Direitos Difusos – CFDD

Processo seletivo para escolha de projetos apresentados por órgãos e pessoas jurídicas de direito público federais. Os recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) são aplicados em recuperação de bens lesados, promoção de eventos educativos e científicos, edição de material informativo especificamente relacionado com a natureza das infrações ou danos causados às áreas do meio ambiente, do consumidor, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, da defesa da concorrência e de outros interesses difusos e coletivos.

Serão aceitos projetos que solicitem apoio financeiro de, no mínimo, R$ 1 milhão, não havendo limitação quanto ao seu valor máximo, havendo isenção de contrapartida.

Prazo de envio: 14 de outubro de 2020

Informações completas, clique aqui.

 

Programa de Eficiência Energética da Cemig – previsão 2º semestre de 2020

Serão selecionadas, por meio de Chamada Pública, “propostas de projetos” de eficiência energética no uso final de energia elétrica, para unidades consumidoras pertencentes à área de concessão da CEMIG DISTRIBUIÇÃO.

A Chamada Pública será realizada no segundo semestre de 2020, contemplando as tipologias industrial, residencial, comércio e serviços, poder público, Iluminação Pública, rural e serviços públicos cujo valor disponibilizado será de aproximadamente R$ 40 milhões.