Fundep

Carro do futuro

Postado em Notícias da Fundep

Eficiência energética é um dos temas mais debatidos hoje em dia pelos governos, empresas, mídia e universidades. E a UFMG tem mostrado resultados importantes. Um deles é o carro “Milhagem”, desenvolvido por alunos do Departamento de Engenharia Mecânica, que detêm o recorde nacional de consumo de combustível, chegando a fazer quase 600 quilômetros por litro.

Com esse desempenho, o veículo permitiria (caso já fosse comercializado) a realização de uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro com um gasto de menos de três reais. O automóvel ainda é um modelo piloto, mas o objetivo da equipe é desenvolver tecnologias para carros comerciais.

Veículo diferente

A marca foi obtida na Maratona Universitária de Eficiência Enérgica, realizada em 2006, e até hoje não foi ultrapassada. Hoje, os estudantes trabalham na melhoria dos componentes do carro, que possui 55 cm de altura, apenas uma marcha e um motor com potência de um cavalo.

O veículo é fruto de um trabalho coordenado pelo professor Fabrício José Pacheco Pujatti, que participa de uma série de iniciativas sob gestão da Fundep. Ele acaba de ter o projeto “Utilização de motores automotivos multicombustíveis alimentados com biogás para geração de energia” aprovado no Edital Mestres e Doutores na Empresa, pela Fapemig/Fiat. A pesquisa vai envolver os estudantes responsáveis hoje pelo “Milhagem” e será gerenciada pela nossa Fundação.

O projeto foi destaque na TV Alterosa e no Portal Uai. Clique aqui e confira a reportagem na íntegra.