Fundep

Caminho do conhecimento

Postado em Notícias da Fundep

Nesta segunda-feira (3/2), colaboradores participaram da aula inaugural do PerCurso Formativo Fundep. A iniciativa, promovida pela Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), é resultado de um plano estratégico institucional e visa à formação dos profissionais em temas correlatos à atividade da Fundação e ao aprimoramento de competências necessárias à realização de suas funções.

Para isso, foi utilizada uma metodologia que combina atividades à distância e encontros presenciais. Estruturado de acordo com as especificidades da Fundep, o curso foi elaborado em parceria com o GIZ – Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior -, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UFMG.

Segundo a assessora de Gestão de Pessoas, Juliana Barbosa e Oliveira, a escolha da metodologia semipresencial foi orientada pelos benefícios para a Fundação e seus funcionários. “Podem ser apontadas como vantagens flexibilidade do horário de participação, aprendizagem contínua sobre o objeto de trabalho no próprio ambiente institucional, paralisação simultânea de um número menor de pessoas e redução do tempo de deslocamento”, afirma.

INSERÇÃO NA ROTINA

Os conteúdos e as orientações serão disponibilizados pela plataforma Moodle, software livre de apoio à aprendizagem que será interligado ao Sistema de Gestão da Informação (SGI), possibilitando o acesso de qualquer computador conectado à internet. O SGI permanece como repositório de informações oficiais da Fundep, como normas internas, processos, regras de financiadores e órgãos fiscalizadores, documentação, entre outras.

“O funcionário tem liberdade para definir como irá se dedicar aos estudos, conforme suas atribuições diárias e as tarefas já previstas em sua agenda. A proposta é que a formação seja adequada à rotina e ao fluxo de trabalho de cada participante, evitando a sobreposição de atividades e permitindo que a capacitação seja realizada durante o expediente”, explica Juliana.

Durante o PerCurso, os participantes contam com o suporte de tutores, responsáveis por incentivar a realização das tarefas e fomentar o envolvimento dos colegas. Os tutores receberam formação específica para essa atribuição.