Fundep

Busca de parcerias e apoio à inovação

Postado em Notícias da Fundep

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundep participa do Fortec – Fórum Nacional de Gestores da Inovação e Transferência de Tecnologia. Um dos principais eventos da área no país, a sexta edição do Fórum foi realizada de 17 a 19 de abril, em Belém/Pará. Com o tema “Economia verde – negócios sustentáveis”, o Fortec 2012 reuniu gestores e representantes de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), de órgãos governamentais, de empresas privadas, de universidades, pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais, que compartilharam experiências e discutiram o desenvolvimento sustentável.

A Fundep foi uma das patrocinadoras da iniciativa e é ainda a responsável pela gestão administrativo-financeira e pelas inscrições do Fórum. “Um conjunto de subprojetos, diferenciados por fontes dos recursos, constituem o gerenciamento organizado e sistematizado do Fortec”, conta o analista de projetos Marcus Vinícius Santiago. Coube à Gerência de Propostas realizar toda a tramitação de propostas que abrangeram o evento. “A atuação da Fundep no Fortec consolida a imagem da Fundação com todos os participantes e parceiros no evento”, diz a gerente do setor, Joice Silva.

Presença marcada

A programação do encontro contou com a participação da Fundep, que teve um espaço em estande para atender e apresentar seu trabalho aos visitantes. De acordo com a gerente de Negócios, Anna Sophia Candiotto, a presença da Fundação no evento tem o objetivo de fortalecer a imagem institucional, conquistar mais parceiros, estabelecer novos contatos e viabilizar oportunidades de negócios. “Mapeamos 57 perspectivas de início de relacionamento”, afirma a gerente, ressaltando o destaque do Financiar no interesse dos participantes. Segundo o analista de Negócios Adriano Kume, o sistema foi o produto que chamou a atenção em 90% das abordagens. “Consequentemente, isso gerou abertura para o conhecimento das demais competências da Fundação”, conta o analista.

Além do estande, a Fundep foi representada em uma das atividades da grade do evento. A assessora de Relações Institucionais, Soraya Carvalho de Freitas, participou do workshop “Treinamento dos Gestores de Inovação: propostas e institucionalização”, que contou com a coordenação do presidente do Fortec e professor da UFMG Rubén Sinisterra, além de diversos atores do sistema de inovação. Na ocasião, Soraya realizou uma apresentação. “O foco foi a importância da interação das fundações com os NITs, tendo em vista que muitas demandas que envolvem transferência de tecnologia e propriedade intelectual têm a Fundação como porta de entrada. Aproveitei a oportunidade para mostrar como a Fundep trata esta questão e a nossa interface com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG”, conta a assessora.

Percepções

A interação em eventos é também uma oportunidade de retorno do reconhecimento da atuação institucional. Soraya conta que a receptividade foi muito boa e que foi abordada por interessados em parcerias. A gerente de Negócios, Anna Sophia, também ficou satisfeita com o que presenciou. “Percebi que as pessoas, de diversos lugares, têm um conceito de que a Fundep é a fundação com maior nível de excelência do país”, conta, ressaltando a importância da participação contínua da Fundação no Fortec. “Esse evento projeta a Fundep no cenário nacional e estamos na expectativa de participar novamente”, adianta.

A UFMG também foi destaque no Fortec. A CTIT da Universidade articulou para que a sétima edição do evento seja realizada em Belo Horizonte. “Trazer o evento para a cidade é uma grande oportunidade para apresentarmos os resultados de Minas Gerais e trazermos discussões nesta área para o Estado”, diz a coordenadora do Setor de Transferência de Tecnologia da CTIT, Juliana Crepalde. De acordo com ela, a Fundep foi a primeira fundação que marcou presença nos encontros realizados pelo Fórum. “Foi importante a apresentação para os participantes de como uma fundação pode auxiliar os NITs na gestão financeira dos projetos relacionados à inovação”.