Fundep

Bom Exemplo influente

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

O professor Ado Jorio, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da UFMG, figura na lista dos cientistas mais influentes do mundo, é um dos grandes vencedores do Prêmio Bom Exemplo 2018. Ele é parceiro de longa data da Fundep, coordenando diversas iniciativas que contam com a gestão administrativa e financeira da Fundação, entre elas, um projeto que visa a melhoria da qualidade de vida humana, a partir do desenvolvimento de novas técnicas e instrumentos de diagnóstico precoce de doenças.

No Prêmio Bom Exemplo, o professor foi contemplado na categoria “Ciências” por suas pesquisas na área de microscopia ótica. Um dos estudos envolve a criação de um aparelho que ajuda no diagnóstico da Doença de Alzheimer. Clique aqui e confira a Reportagem da Globo – MGTV.

Com mais de 200 artigos científicos publicados, o professor Ado Jorio está entre os cerca de três mil pesquisadores de 21 áreas do conhecimento listados como os cientistas mais influentes do mundo, segundo o levantamento The World’s Most Influential Scientific Minds (em português, Mentes Científicas mais Influentes do Mundo), divulgado pela Thomson Reuters, maior conglomerado de produção de informações especializadas do mundo.

Trajetória

Ado Jorio de Vasconcelos é professor titular no Departamento de Física da UFMG, onde trabalha com pesquisa e desenvolvimento de instrumentação científica em óptica para o estudo de nanoestruturas com aplicações em novos materiais e biomedicina. Concluiu sua graduação em Física pela UFMG em 1993 e o doutorado, também na UFMG, em 1999. Nos dois anos seguintes, fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde trabalhou com propriedades ópticas de nanomateriais, com foco em espectroscopia Raman e óptica de nanomateriais de carbono. Ele dirigiu a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) de 2010 a 2013 e já foi chefe do Departamento de Física. Atualmente, o professor Ado é pró-reitor de Pesquisa da UFMG. Veja seu currículo completo no sistema Somos UFMG.

Prêmio Bom Exemplo

O Prêmio Bom Exemplo 2018 é uma iniciativa da TV Globo Minas, do jornal O Tempo, da Fundação Dom Cabral e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que há nove anos joga luz aos nomes que se destacaram no campo da Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esportes, Inovação, Meio Ambiente e Cidadania, além de selecionar a Personalidade e o Homenageado do Ano.

Entre os agraciados neste ano, além do professor Ado Jorio, também estão outros grandes parceiros da Fundep: o professor Rochel Monteiro Lago (categoria Inovação), e a professora Elza Machado de Melo (categoria Personalidade do Ano).

Veja todos os laureados.