Fundep

Desafio internacional para reduzir a perda de alimentos é realizado na Fundep

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Sustentabilidade e inovação juntas em um evento internacional de impacto ambiental! Até 14 de dezembro acontece o Biobased Battle 2018 – evento internacional realizado pela Fundep, CTIT e Faemg, em parceria com a Baixada Holandesa de Bioeconomia.

Visando o impacto positivo no meio ambiente, a Biobased Battle reúne equipes multidisciplinares compostas por brasileiros e holandeses para desenvolver soluções inovadoras para os problemas da indústria.

Nesta semana, os selecionados fazem uma imersão no desafio proposto e conhecem diversas ferramentas que podem ajudar a transformar conhecimento em ideias e ideias em negócio. Assim, o evento aproxima o participante da realidade das empresas, colocando-o frente a frente aos grandes desafios mundiais.

Desafio 2018

No Brasil, as perdas no processo de comercialização de frutas e hortaliças podem ultrapassar 50% do total produzido, enquanto em outros países o descarte não supera 10%. As perdas na cadeia de hortifruti alcançam 200 mil hectares desperdiçados durante as etapas de pré-colheita, colheita, beneficiamento e comercialização do produto.

Cerca de 50% das perdas na cadeia estão concentradas nos processos de manuseio e transporte e não no momento final da venda. Já pensou o quanto poderia ser reduzido nos custos e, claro, no volume de vendas do próprio produtor e distribuidor, se a prevenção de perdas atuasse com eficiência neste setor?

Bioeconomia é a solução!

A Biobased Battle 2018 abraça o princípio da bioeconomia de otimizar o uso dos recursos biológicos, desafiando os participantes a propor soluções inovadoras – utilizando biotecnologias – para minimizar os impactos das perdas no processo logístico hortifruti.