Fundep

Um brinde à ciência e tecnologia

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

A quarta edição do Pint of Science já tem data para acontecer em 2019. Nos dias 20,21 e 22 de maio milhares de bares, restaurantes e cafeterias espalhados por cerca de 400 cidades, em 24 países de todo o mundo, vão misturar cerveja e ciência, convidando o público a brindar, dialogar, trocar experiências e conhecimento sobre temáticas científicas.

A capital mineira, já reconhecida pela boemia, pela quantidade de bares e qualidade de suas cervejas, é uma das 87 cidades brasileiras que vai receber simultaneamente o Pintof Science. No dia 16 de maio aconteceu o lançamento do evento e importantes nomes que integram a comunidade científica de Belo Horizonte e região estiveram presentes no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal para conhecer as novidades do projeto para esta edição. Assim como no último ano, serão realizados cinco painéis por dia em cinco estabelecimentos da cidade: a Cafeteria, localizada dentro do MM Gerdau; a Cantina do Lucas, no Centro; e o restaurante Filé Espeto & Cia, na Avenida Fleming; a Casa Hibrido, no bairro Floresta; e a Cervejaria Albanos. Em 2018, participaram do evento cerca de 3 mil pessoas.

Esta é a primeira vez que um Museu lidera a realização do evento no Brasil, contribuindo ainda mais para que a ciência quebre barreiras, expandindo para além dos próprios museus, salas de aula, laboratórios e auditórios. Marina Andrade, coordenadora do Pint of Science em Minas Gerais, comemora a realização de mais uma edição: “nosso objetivo é aproximar o público do conhecimento científico e também tirar os pesquisadores e estudiosos do seu ‘habitat natural’, levando a ciência para um ambiente incomum e irreverente como o bar, por exemplo. Este ano buscamos os cientistas e suas pesquisas além dos muros das universidades, nas renomadas instituições produtoras de conhecimento científico do estado como EMBRAPA, FioCruz Minas, FUNED e EPAMIG. Poderemos ver que o conhecimento produzindo pelos pesquisadores impacta diretamente na qualidade de vida da população e na economia do país”.

Fundep parceira

O evento é gratuito, aberto ao público, e conta com apoio da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep) e da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). Os temas dos painéis e os cientistas convidados para este edição estão divulgados no site oficial do Pint of Science Brasil – https://pintofscience.com.br/