Fundep

Avaliação nota 10

Postado em Notícias da Fundep

Sensação de dever cumprido. Esse é o sentimento que resume a avaliação da equipe da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) após a realização das últimas etapas do 49º Exame para obtenção do Título de Especialista em Dermatologia (TED 2015). A edição de março e abril da publicação oficial da instituição traz o relato das atividades e a opinião de candidatos e do presidente da entidade. Eles aprovaram a logística e a organização dos trabalhos.

As fases finais do Exame foram constituídas de provas oral e teórico-prática, aplicadas nos dias 11 e 12 de abril de 2015, respectivamente, em São Paulo. Participaram dessas etapas 335 candidatos devidamente aprovados na prova teórica realizada no mês de fevereiro também em São Paulo.

Preparação para as provas

O esforço envolvendo o planejamento e preparação para as avaliações durou, em média, oito meses. “Um dos maiores desafios foi estruturar a prova oral, até então inédita e, portanto, sem diretrizes anteriormente estabelecidas. Era preciso pensar em um formato em que teríamos, no mínimo, 30 candidatos sendo arguidos simultaneamente”, explica Anderson Gomes dos Santos, da Gerência de Concursos da Fundep.

Na data estabelecida, a prova oral foi devidamente registrada em áudio e vídeo, conforme determinação do edital, permitindo, assim, a posterior reprodução. Para definir a ordem de arguição, foi realizado sorteio, em sessão pública, no dia 6 de abril, na sede da Fundação.

Examinadores em treinamento

No dia 10 de abril, véspera das provas oral e teórico-prática, 61 examinadores participaram de um treinamento, ministrado por uma das pedagogas da Fundep, Bruna Menezes, para detalhar o processo de avaliação. Eles puderam esclarecer as dúvidas e receberam um pequeno manual contendo os itens da aplicação. A fim de amenizar os aspectos subjetivos da avaliação, foram elaboradas fichas com check list para cada tópico dos casos clínicos abordados na prova.

Registro em vídeo

A movimentação e os bastidores das etapas finais do 49º Exame para obtenção do Título de Especialista em Dermatologia foram gravados em vídeo.

Clique aqui e acesse a gravação!